Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2413
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Rayana Andrade de-
dc.date.accessioned2017-09-25T12:05:32Z-
dc.date.available2016-05-17-
dc.date.available2017-09-25T12:05:32Z-
dc.date.issued2015-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2413-
dc.description.abstractNão existe abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-25T12:05:32Z No. of bitstreams: 1 RAC17052016: 840443 bytes, checksum: 582c4cb27d07214fa58bc80bdbbed869 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-25T12:05:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAC17052016: 840443 bytes, checksum: 582c4cb27d07214fa58bc80bdbbed869 (MD5) Previous issue date: 2015-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectEstudante de camada popularpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.title“No meio do caminho tinha uma pedra”: aspectos subjetivos da trajetória de permanência dos estudantes das camadas populares do curso de Pedagogia do Campo da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Edineide Jezine Mesquita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1294753264777570pt_BR
dc.contributor.referee1Toscano, Geovânia da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5215765397026167pt_BR
dc.contributor.referee2Castelo Branco, Uyguaciara Veloso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7940523057526487pt_BR
dc.description.resumoObjetivamos, neste trabalho, compreender a condição de permanência do estudante de camada popular na educação superior. Para isso, tomaremos como estudo de caso os estudantes do curso de Pedagogia com Área de aprofundamento na educação do campo, da UFPB. As políticas de expansão na educação superior, juntamente com as políticas com vista na inclusão social, dos últimos anos, contribuem para o crescimento de estudantes de origem popular, no entanto, sabemos que o acesso não é sinônimo de permanência. Através do diálogo com os autores Bourdieu (2002), Zago (2006), Vargas (2007), entre outros, pretendemos nos aproximar dos estudantes de origem popular, acompanhando os desafios enfrentados por eles no processo de permanência na universidade. Após, estabelecemos a relação entre as discussões realizadas com os autores supracitados e a vivência dos estudantes do curso de Pedagogia, com especificidade na educação do campo, na UFPB. Realizamos a pesquisa a partir da aplicação de questionários e realização de entrevistas. A priori traçamos o perfil social dos estudantes através da análise dos questionários, nas categorias: sexo, escolaridade e ocupação dos pais, além de questões relativas aos desafios de permanência na universidade. Em seguida, realizamos entrevistas com base nos desafios, relatados nos questionários, nas temáticas: “o desafio em conciliar estudo e trabalho”, “dificuldade na relação professor/ aluno”, “distância” e “dificuldade nos conteúdos”. A técnica de análise do discurso de Bardin (1977) nos auxilia na interpretação do discurso adotado pelos jovens. Assim, buscamos contribuir com a discussão sobre a educação superior, através do estudo sobre a permanência no âmbito universitário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAC17052016820,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.