Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24151
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Oziel Zacarias Silva de-
dc.date.accessioned2022-08-03T12:49:37Z-
dc.date.available2023-12-07-
dc.date.available2022-08-03T12:49:37Z-
dc.date.issued2022-06-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24151-
dc.description.abstract---pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2022-08-03T12:49:37Z No. of bitstreams: 1 Oziel - TCC Finalizado.pdf: 250025 bytes, checksum: 95f66c272d60a7b55fd0335845a88340 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-03T12:49:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Oziel - TCC Finalizado.pdf: 250025 bytes, checksum: 95f66c272d60a7b55fd0335845a88340 (MD5) Previous issue date: 2022-06-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectartept_BR
dc.subjectcinemapt_BR
dc.subjectpsicólogo escolar educacionalpt_BR
dc.subjectrevisão sistemáticapt_BR
dc.titleLuz, Câmera, Ação!: uma revisão sistemática sobre o cinema enquanto ferramenta de intervenção do psicólogo escolar educacionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barboza, Miriane da Silva Santos-
dc.description.resumoNão é recente o interesse da Psicologia em estudar a arte e suas implicações no cotidiano dos indivíduos. Diferentes campos têm se ocupado de pesquisar e desenvolver atuações que fazem o uso das expressões artísticas com diferentes propósitos, como é o caso da arteterapia e a arte-educação. O presente artigo trata-se de uma revisão sistemática com o objetivo de investigar o que a literatura sinaliza quanto ao uso da arte enquanto ferramenta de intervenção do psicólogo escolar educacional, enfatizando o cinema como possibilidade de mediação para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Adotando o método Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyzes (PRISMA), realizou-se uma busca bibliográfica em três bases de dados nacionais, a partir da qual foram identificados 17 artigos considerados pertinentes à análise de como a arte vem sendo concebida e os impactos do seu uso na escola. Os resultados indicaram que a arte é responsável por mobilizar os afetos e evidenciar emoções, modificando a forma como os sujeitos interagem e atuam sobre a própria realidade. Especificamente quanto ao cinema, observou-se que se trata de um meio que possui um grande potencial mobilizador, por ter uma natureza polissêmica e ser capaz de provocar os sentidos do telespectador. Por fim, destaca-se a necessidade da realização e divulgação de estudos que sejam conduzidos por psicólogos da escola, tendo em vista que os manuscritos analisados descreviam a ação de profissionais externos à instituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oziel - TCC Finalizado.pdf244,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.