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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24151Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lima, Oziel Zacarias Silva de | - |
| dc.date.accessioned | 2022-08-03T12:49:37Z | - |
| dc.date.available | 2023-12-07 | - |
| dc.date.available | 2022-08-03T12:49:37Z | - |
| dc.date.issued | 2022-06-01 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24151 | - |
| dc.description.abstract | --- | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2022-08-03T12:49:37Z No. of bitstreams: 1 Oziel - TCC Finalizado.pdf: 250025 bytes, checksum: 95f66c272d60a7b55fd0335845a88340 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-08-03T12:49:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Oziel - TCC Finalizado.pdf: 250025 bytes, checksum: 95f66c272d60a7b55fd0335845a88340 (MD5) Previous issue date: 2022-06-01 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | arte | pt_BR |
| dc.subject | cinema | pt_BR |
| dc.subject | psicólogo escolar educacional | pt_BR |
| dc.subject | revisão sistemática | pt_BR |
| dc.title | Luz, Câmera, Ação!: uma revisão sistemática sobre o cinema enquanto ferramenta de intervenção do psicólogo escolar educacional | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Barboza, Miriane da Silva Santos | - |
| dc.description.resumo | Não é recente o interesse da Psicologia em estudar a arte e suas implicações no cotidiano dos indivíduos. Diferentes campos têm se ocupado de pesquisar e desenvolver atuações que fazem o uso das expressões artísticas com diferentes propósitos, como é o caso da arteterapia e a arte-educação. O presente artigo trata-se de uma revisão sistemática com o objetivo de investigar o que a literatura sinaliza quanto ao uso da arte enquanto ferramenta de intervenção do psicólogo escolar educacional, enfatizando o cinema como possibilidade de mediação para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Adotando o método Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyzes (PRISMA), realizou-se uma busca bibliográfica em três bases de dados nacionais, a partir da qual foram identificados 17 artigos considerados pertinentes à análise de como a arte vem sendo concebida e os impactos do seu uso na escola. Os resultados indicaram que a arte é responsável por mobilizar os afetos e evidenciar emoções, modificando a forma como os sujeitos interagem e atuam sobre a própria realidade. Especificamente quanto ao cinema, observou-se que se trata de um meio que possui um grande potencial mobilizador, por ter uma natureza polissêmica e ser capaz de provocar os sentidos do telespectador. Por fim, destaca-se a necessidade da realização e divulgação de estudos que sejam conduzidos por psicólogos da escola, tendo em vista que os manuscritos analisados descreviam a ação de profissionais externos à instituição. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Psicologia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Oziel - TCC Finalizado.pdf | 244,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
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