Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24151
Tipo: TCC
Título: Luz, Câmera, Ação!: uma revisão sistemática sobre o cinema enquanto ferramenta de intervenção do psicólogo escolar educacional
Autor(es): Lima, Oziel Zacarias Silva de
Primeiro Orientador: Barboza, Miriane da Silva Santos
Resumo: Não é recente o interesse da Psicologia em estudar a arte e suas implicações no cotidiano dos indivíduos. Diferentes campos têm se ocupado de pesquisar e desenvolver atuações que fazem o uso das expressões artísticas com diferentes propósitos, como é o caso da arteterapia e a arte-educação. O presente artigo trata-se de uma revisão sistemática com o objetivo de investigar o que a literatura sinaliza quanto ao uso da arte enquanto ferramenta de intervenção do psicólogo escolar educacional, enfatizando o cinema como possibilidade de mediação para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Adotando o método Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyzes (PRISMA), realizou-se uma busca bibliográfica em três bases de dados nacionais, a partir da qual foram identificados 17 artigos considerados pertinentes à análise de como a arte vem sendo concebida e os impactos do seu uso na escola. Os resultados indicaram que a arte é responsável por mobilizar os afetos e evidenciar emoções, modificando a forma como os sujeitos interagem e atuam sobre a própria realidade. Especificamente quanto ao cinema, observou-se que se trata de um meio que possui um grande potencial mobilizador, por ter uma natureza polissêmica e ser capaz de provocar os sentidos do telespectador. Por fim, destaca-se a necessidade da realização e divulgação de estudos que sejam conduzidos por psicólogos da escola, tendo em vista que os manuscritos analisados descreviam a ação de profissionais externos à instituição.
Abstract: ---
Palavras-chave: arte
cinema
psicólogo escolar educacional
revisão sistemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24151
Data do documento: 1-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oziel - TCC Finalizado.pdf244,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.