Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24159
Tipo: Tese
Título: O movimento da informação fílmica: um inventário de efeitos do cinema documentário contemporâneo
Autor(es): Andrade, Matheus José Pessoa de
Primeiro Orientador: Oliveira, Bernardina Maria Juvenal Freire de
Resumo: Esta pesquisa apresenta um inventário de efeitos decorrentes das mudanças tecnológicas do cinema documentário contemporâneo. Nosso objetivo geral foi verificar os efeitos sociais oriundos da digitalização do cinema, a qual alterou o modo como a informação fílmica se move, do processamento à circulação dos filmes, e remodela o fluxo das memórias nos grupos sociais, o que gera uma transformação nas relações humanas. Sob a ótica da Ciência da Informação (CI), realizamos uma releitura da obra de Herbert Marshall McLuhan para abordar a informação a partir de sua perspectiva teórica. Ao propor uma noção de meio, a qual envolve aspectos como a materialidade, o usuário e o ambiente informativo, o autor elege o movimento da informação como eixo das transformações socio culturais. Trata-se de um fenômeno informacional e um conceito teórico cujas características de tradução e condução do conhecimento são centradas na forma da informação. Aplicamos a respectiva chave teórica sobre o documentário na contemporaneidade, mirando o entendimento dos impactos sociais do cinema. O método McLuhaniano consiste em descrever os efeitos dos meios para comparar e analisar os modos como os relacionamentos sociais são estruturados em determinados contextos tecnológico. A finalidade é desnaturalizar as práticas de comunicação naturalizadas dentro do sistema de interações entre as pessoas. No caso do movimento da informação fílmica, perpassa pelas etapas de processamento e circulação dos filmes. Das câmeras às telas, a informática possibilitou um reajuste no setor cinematográfico que modificou processos e fluxos de produção e consumo de documentários pela aceleração do movimento da informação fílmica. O documentário é visto aqui pela capacidade de mobilização das experiências audiovisuais por via das obras cinematográficas, considerando as dinâmicas que esses filmes são feitos e veiculados na era digital e as vivências que constituem essas formas de memória na contemporaneidade. Analisamos instrumentos como a Handycam, o BitTorrent, a Netflix, o Youtube e o Smartphone para, em um estilo ensaístico, fazer uma série de descrições analíticas sobre os efeitos ocasionados pelas respectivas tecnologias junto ao cinema documentário. Aspectos como os papéis desempenhados pelos usuários das câmeras portáteis, as práticas de compartilhamento e colecionismo, a internacionalização das produtoras independentes, os sistemas de mobilização e comercialização de filmes pelos jovens e o imediatismo do cinema de bolso foram dados encontrados pela pesquisa. A tese traz à tona uma série de memórias inscritas pelos modos de uso do meio cinematográfico, transcritos em valores e condutassociais, nichos de mercado, tratos de filmagem, modos de produção e consumo itinerante de filmes, vias de articulação para a exibição, entre outros, tidos como os efeitos das mudanças causadas pela digitalização do cinema documentário. Consideramos, por fim, um trabalho com contribuições epistemológicas para o campo da CI, bem como um panorama sobre o documentário contemporâneo, articulado a partir de um ponto de vista peculiar para se somar, também, ao campo de estudos do Cinema.
Abstract: This research presents an inventory of effects resulting from the technological changes of contemporary documentary cinema. Our general objective was to verify the cultural effects arising from technological changes in the production and circulation of films, which alter the way in which film information moves and reshapes the flow of memories in social groups, which generates a transformation in social relations. From the perspective of Information Science, a rereading of the work of Herbert Marshall McLuhan was made to approach information from its theoretical perspective. By proposing a notion of medium, which involves aspects such as materiality, the user and the information environment, the author chooses the movement of information as the axis of sociocultural transformations. It is a theoretical concept constituted by the characteristics of translation and conduction of knowledge, centered on the form of information. It was applied, therefore, on the contemporary documentary, aiming at understanding the impacts of the digitalization of cinema. The McLuhanian method consists of describing, comparing and analyzing the social and cultural effects inscribed in the ways in which human associations are structured by the environment in certain contexts. The purpose is to denaturalize the communication practices naturalized within the system of interactions between people. In the case of the movement of film information, it passes through the stages of processing and circulation of films. From cameras to screens, information technology enabled a readjustment in the cinematographic sector that modified processes and flows of production and consumption of documentaries by accelerating the movement of filmic information. The documentary is seen here for its ability to mobilize audiovisual experiences through cinematographic works, considering the dynamics that these films are made and broadcast in the digital age and the experiences that constitute these forms of memory in contemporary times. Instruments such as Handycam, BitTorrent, Netflix, Youtube and Smartphone were analyzed in order, in an essay style, to make an analytical description of the effects caused by the respective technologies in documentary cinema. The thesis brings to light a series of memories inscribed in the roles played by users, values and behaviors, market niches, filming dealings, international articulations, collecting practices, modes of production and itinerant consumption, seen as effects of the changes caused by digitalization. from the movies. Finally, it is considered a work with epistemological contributions to the field of Information Science, as well as a panorama of memories about contemporary documentary, articulated from a peculiar point of view to add to the field of Cinema studies.
RESUMEN Esta investigación presenta un inventario de los efectos resultantes de los cambios tecnológicos del cine documental contemporáneo. Nuestro objetivo general fue verificar los efectos culturales derivados de los cambios tecnológicos en la producción y circulación de películas, que alteran la forma en que la información fílmica se mueve y reconfigura el flujo de memorias en los grupos sociales, lo que genera una transformación en las relaciones sociales. Desde la perspectiva de las Ciencias de la Información (CI), se hizo una relectura de la obra de Herbert Marshall McLuhan para abordar la información desde su perspectiva teórica. Al proponer una noción de medio, que involucra aspectos como la materialidad, el usuario y el entorno de la información, el autor elige el movimiento de la información como eje de las transformaciones socioculturales. Es un concepto teórico constituido por las características de traducción y conducción del conocimiento, centrado en la forma de la información. Se aplicó, por lo tanto, sobre el documental contemporáneo, con el objetivo de comprender los impactos de la digitalización del cine. El método McLuhaniano consiste en describir, comparar y analizar los efectos sociales y culturales inscritos en las formas en que el medio ambiente estructura las asociaciones humanas en determinados contextos. El propósito es desnaturalizar las prácticas de comunicación naturalizadas dentro del sistema de interacciones entre las personas. En el caso del movimiento de información fílmica, pasa por las etapas de procesamiento y circulación de películas. De las cámaras a las pantallas, las tecnologías de la información posibilitaron un reajuste en el sector cinematográfico que modificó procesos y flujos de producción y consumo de documentales al acelerar el movimiento de la información fílmica. El documental se aprecia aquí por su capacidad de movilizar experiencias audiovisuales a través de obras cinematográficas, considerando las dinámicas que se realizan y difunden estas películas en la era digital y las vivencias que constituyen estas formas de memoria en la contemporaneidad. Se analizaron instrumentos como Handycam, BitTorrent, Netflix, Youtube y Smartphone para, a modo de ensayo, hacer una descripción analítica de los efectos que provocan las respectivas tecnologías en el cine documental. La tesis saca a la luz una serie de memorias inscritas en los roles de los usuarios, valores y comportamientos, nichos de mercado, tratos fílmicos, articulaciones internacionales, prácticas de coleccionismo, modos de producción y consumo ambulante, vistos como efectos de los cambios provocados por digitalización de las películas. Finalmente, se considera un trabajo con aportes epistemológicos al campo de la CI, así como un panorama de memorias sobre el documental contemporáneo, articulado desde un punto de vista peculiar para sumar al campo de los estudios de Cine.
Palavras-chave: Movimento da informação
Documentário
Cinema
Memória dos meios
Tecnologia digital
Information movement
Documentary
Media memory
Digital technology
Movimiento de información
Documental
Cine
Memoria de medios
Tecnología digital
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24159
Data do documento: 22-Mar-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MatheusJoséPessoaDeAndrade_Tese.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons