Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Gabriel Taciano de-
dc.date.accessioned2017-09-25T12:38:19Z-
dc.date.available2016-09-25-
dc.date.available2017-09-25T12:38:19Z-
dc.date.issued2015-03-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2415-
dc.description.abstractThis study analyzed the infant sieves carried out in the State Meetings rural children of Paraíba, its dynamics and the impact on training in Education Popular education students (deepening area of Rural Education), who participated as observers and workshop of sieves, in the period 2010 - 2014. The methodology used was focused on action research and the research subjects were the members of social movements Landless, adults and children involved; students and manager of the Education Course. References used: Freire (1987); Arroyo (2006); Caldart, Molina and Jesus (2004); Gohn (2011); Pistrak (2000); Caldart, Pereira, Alentejo and Frigotto (2012), among others. We understand that not only school education, but the popular education that is planned and carried out as an emancipatory action can be built as a collaborative process to the full knowledge and socialization of knowledge. In this sense, the meetings of rural children include a job, teaching that is based on the needs of children and the local knowledge and the Landless Movement pedagogy. Developed through play, games, mystical and dialogues wheels, as a space of resistance in the struggle for land and education, training of the identity of the individual peasant. Building furthermore a dialogical space between farmers and university.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-25T12:38:19Z No. of bitstreams: 1 GTO25092017: 1244149 bytes, checksum: 1062871f191843bce9e3d0a9b578519d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-25T12:38:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GTO25092017: 1244149 bytes, checksum: 1062871f191843bce9e3d0a9b578519d (MD5) Previous issue date: 2015-03-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectCamponesespt_BR
dc.titleFormação em educação popular na infância: uma análise sobre as cirandas infantis, nos encontros estaduais das crianças sem terrinha (MST-PB)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Romão de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2018294420248088pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Fábio do Nascimento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4266036935990040pt_BR
dc.contributor.referee2Batista, Maria do Socorro Xavier-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6786292528944682pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisou as cirandas infantis realizadas nos Encontros Estaduais das Crianças Sem Terrinha da Paraíba, sua dinâmica e o impacto na formação em Educação Popular dos estudantes de Pedagogia (área de aprofundamento em Educação do Campo), que participaram na condição de observadores e oficineiros das cirandas, no período de 2010 – 2014. A metodologia utilizada foi centrada na pesquisa-ação e os sujeitos da pesquisa foram os integrantes do movimento social Sem Terra, adultos e crianças envolvidos; estudantes e gestora do Curso de Pedagogia. Utilizamos referências de: Freire (1987); Arroyo (2006); Caldart, Molina e Jesus (2004); Gohn (2011); Pistrak (2000); Caldart, Pereira, Alentejano e Frigotto (2012), entre outros. Compreendemos que não apenas a educação escolar, mas a educação popular que é planejada e efetivada como uma ação emancipatória pode ser construída enquanto um processo colaborativo visando o pleno direito ao conhecimento e a sociabilização dos saberes. Nesse sentido, os Encontros dos Sem Terrinha contemplam um trabalho, pedagógico que se fundamenta nas necessidades das crianças e do saber local e da pedagogia do Movimento Sem Terra. Desenvolvido através de brincadeiras, jogos, místicas e rodas de diálogos, como um espaço de resistência na luta por terra e educação, na formação da identidade do sujeito camponês. Construindo, além disso, um espaço de dialogicidade entre camponeses e universitários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GTO250920171,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.