Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24173| Tipo: | TCC |
| Título: | O ensino da matemática para os anos iniciais do ensino fundamental: desenvolvendo atividades didáticas para unidade temática de grandezas e medidas em escola do campo |
| Autor(es): | Medeiros, Adalcidia Flávia Maria Duarte de |
| Primeiro Orientador: | Farias, Severina Andréa Dantas de |
| Resumo: | Esta pesquisa tratou de desenvolver atividades de ensino de Matemática para unidade temática de Grandezas e Medidas, visando a discussão de Área e Perímetro com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo no município de João Pessoa, Paraíba. Deste modo, utilizou-se como fundamentação teórica os autores: Farias, Azevedo e Rêgo (2010), Van de Walle (2009), Toledo e Toledo (1997), e alguns documentos oficiais, tais como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) e os Parâmetros Curriculares Nacionais -PCN (BRASIL, 1997), a Constituição Federal – CF (BRASIL, 1988) e a Lei de Diretrizes e Bases Nacionais - LDB (BRASIL, 2020). A metodologia da pesquisa adotada foi de cunho exploratório, do tipo pesquisa-ação, inicialmente com 23 estudantes, porém, durante essa pesquisa, o quantitativo de alunos aumentou, com a participação nas atividades de 32 alunos. A metodologia de ação foi caracterizada em quatro etapas: verificação diagnóstica, período de observação, elaboração da sequência didática e período de aplicação da sequência didática, sendo executada de março a maio de 2022. Os resultados revelaram que mais de 95% dos alunos não sabiam itens necessários para sua etapa escolar e que a grande parte dos alunos estão com muitas dificuldades com a leitura, escrita e cálculo, sendo insuficiente para o estudo e dificultando o entendimento conceitual das discussões. Verificou-se que mesmo tendo reformulado a sequência didática para adequar a realidade dos alunos para tentar com que eles desenvolvessem as habilidades e competências propostas com foco em área e perímetro não obtivemos êxito. Logo, concluímos que o trabalho voltado para essa temática precisa ser continuado, os professores precisam trabalhar em suas aulas cada vez mais a ludicidade e as discussões das habilidades da BNCC como meio de diminuir as dificuldades encontradas pelos alunos nos anos iniciais e priorizar a leitura, a escrita e o cálculo para uma melhor aprendizagem dos estudantes no processo de escolarização. |
| Abstract: | This research aimed to develop Mathematics teaching activities for the thematic unit of Quantities and Measures, aiming at the discussion of Area and Perimeter with students of the 5th year of Elementary School of a rural school in the municipality of João Pessoa, Paraíba. Thus, the authors used as theoretical foundations: Farias, Azevedo and Rêgo (2010), Van de Walle (2009), Toledo and Toledo (1997), and some official documents, such as the National Curricular Common Base - BNCC (BRASIL, 2017) and the National Curriculum Parameters - PCN (BRASIL, 1997), the Federal Constitution - CF (BRASIL, 1988) and the Law of National Guidelines and Bases - LDB (BRASIL, 2020). The research methodology adopted was of an exploratory nature, of the action research type, initially with 23 students, but during our research the number of students increased, with the participation of 32 students in the activities. The action methodology was characterized in four stages: diagnostic verification, observation period, elaboration of the didactic sequence and period of application of the didactic sequence, being carried out from March to May 2022. The results revealed that more than 95% of the students did not know necessary items for their school stage and that most students have many difficulties with reading, writing and calculation, causing a negative impact on the study and making it difficult to understand the conceptual discussions. We found that even having reformulated the didactic sequence to adapt to the reality of the students and trying to get them to acquire the proposed skills and competences with a focus on area and perimeter, we were not successful. Therefore, we conclude that the work focused on this theme needs to be continued, teachers need to introduce in their classes more and more the playfulness and discussions of BNCC skills as a means of reducing the difficulties encountered by students in the early years and prioritizing reading, writing and calculation for better student learning in the schooling process. |
| Palavras-chave: | Atividades de ensino Grandezas e medidas Sequência didática Matemática - ensino Ensino fundamental |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação do Campo |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24173 |
| Data do documento: | 15-Jun-2022 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AFMDM003082022.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
