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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24174
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Maria Isabel de Morais-
dc.date.accessioned2022-08-04T17:34:53Z-
dc.date.available2022-08-03-
dc.date.available2022-08-04T17:34:53Z-
dc.date.issued2022-05-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24174-
dc.description.abstractThe present work has as general objective to investigate the contribution of the discipline Content and Methodology for the teaching of Mathematics, in the formation of the licentiate in Pedagogy - area of concentration Educação do Campo. The methodological procedures are based on qualitative research, regarding the approach and on exploratory research and case study, regarding the objectives and procedures. The research instrument used was a questionnaire, composed of twelve open questions. The subjects were 13 students from the Pedagogy Course with an area of deepening in Rural Education, from the Federal University of Paraíba - UFPB, who took the discipline Content and Methodology of Mathematics Teaching, in the period 2019.2. The theoretical foundations were based on official documents, such as the PCN (BRASIL, 1997) and the BNCC (BRASIL, 2018), in addition to studies by Curi (2004), among others. The subjects confirm the relevance of the discipline for future teaching practice, but point to weaknesses such as the lack of approximation with the reality of the field. The disciplines also present reflections related to the methodology, including questions that focused on the contents of mathematics, indicating that the emphasis of the discipline falls on methodological aspects. We conclude that it is necessary to deepen the studies in mathematics during the course, with an increase in thecourse load of the discipline or offer of other components related to Mathematics and to include themes related to rural education in the proposed discussions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-08-04T17:34:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MIMF03082022.pdf: 900809 bytes, checksum: 8d426af041f18192e3fd8cbe42341f96 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-04T17:34:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MIMF03082022.pdf: 900809 bytes, checksum: 8d426af041f18192e3fd8cbe42341f96 (MD5) Previous issue date: 2022-05-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação - inicial do pedagogopt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectConteúdo e metodologia para o ensino de matemáticapt_BR
dc.titleA disciplina conteúdo e metodologia para o ensino de matemática na visão dos estudantes do curso de Pedagogiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Angelo, Cristiane Borges-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral investigar a contribuição da disciplina Conteúdo e Metodologia para o ensino de Matemática, na formação do licenciando em Pedagogia – área de concentração Educação do Campo. Os procedimentos metodológicos estão alicerçados na pesquisa qualitativa, quanto à abordagem e na pesquisa exploratória e estudo de caso, quanto aos objetivos e procedimentos. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário, composto por doze questões abertas. Os sujeitos foram 13 alunos do Curso de Pedagogia com área de aprofundamento em Educação do Campo, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, que cursaram a disciplina Conteúdo e Metodologia do Ensino de Matemática, no período 2019.2. Os fundamentos teóricos basearam-se em documentos oficiais, como os PCN (BRASIL, 1997) e a BNCC (BRASIL, 2018), além dos estudos de Curi (2004), dentre outros. Os sujeitos confirmam a relevância da disciplina para a futura prática docente, mas apontam para fragilidades como a falta de aproximação com a realidade do campo. Os sujeitos também apresentam reflexões relacionadas à metodologia, inclusive em questões que tinham como foco os conteúdos de matemática, indicando que a ênfase da disciplina recai sobre aspectos metodológicos. Concluímos que é necessário aprofundar os estudos em matemática durante o curso, com o aumento da carga-horária da disciplina ou oferta de outros componentes relacionados à Matemática e incluir temáticas relacionadas à educação do campo nas discussões propostas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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