Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24178
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Neuma Maria Gomes de-
dc.date.accessioned2022-08-08T12:55:24Z-
dc.date.available2022-08-03-
dc.date.available2022-08-08T12:55:24Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24178-
dc.description.abstractABSTRACT This research of the quality of the relationship in the classroom, starting from the teacher's attitudes to establish an affective bond. The general objective of the research was to analyze the importance of the teacher's attitudes in the students' learning. In the methodology, the approach is qualitative, the objective is exploratory and the technical procedure is in the field, for data collection when a semi-structured interview is used. The research was carried out at the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary School Reginaldo Claudino de Sales, located in the Dona Antônia Settlement, in the city of Conde-PB, in March 2020. As research participants were 03 teachers who teach in the 1st, 2nd and 5th year of Elementary School. From the content analysis, the following categories stood out: Teacher attitudes as actions to facilitate learning and affectivity in learning. We conclude that the teacher's attitudes in the classroom will be a differential in the students' learning and that affectivity must be a practice for a humanized education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-08-08T12:55:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NMGM03082022.pdf: 615820 bytes, checksum: e1a16e4849666fa6e40f839d473e5e16 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-08T12:55:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NMGM03082022.pdf: 615820 bytes, checksum: e1a16e4849666fa6e40f839d473e5e16 (MD5) Previous issue date: 2022-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessor - sala de aulapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.titleReflexões sobre as atitudes de professoras de uma escola do campo no processo de aprendizagem no ensino fundamental anos iniciaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Ricardo de Carvalho-
dc.description.resumoEsta pesquisa trata da qualidade do relacionamento em sala de aula, partindo das atitudes do professor para estabelecer um vínculo afetivo. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a importância das atitudes do professor na aprendizagem dos alunos. Na metodologia a abordagem é qualitativa, quanto ao objetivo é exploratória e o procedimento técnico é a pesquisa de campo, para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Reginaldo Claudino de Sales, localizada no Assentamento Dona Antônia, na cidade do Conde-PB, em março de 2020. As participantes da pesquisa foram 03 professoras que lecionam no 1 º, 2 º e 5 º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise de conteúdo se destacaram as categorias: Atitudes docentes como ações para facilitação de aprendizagem e a afetividade na aprendizagem. Concluímos que as atitudes do professor em sala de aula será um diferencial na aprendizagem dos alunos e que a afetividade deve ser uma prática para uma educação humanizada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NMGM03082022.pdf601,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons