Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24181
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Koch, Juliano Luiz | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-09T17:57:10Z | - |
dc.date.available | 2022-08-09 | - |
dc.date.available | 2022-08-09T17:57:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24181 | - |
dc.description.abstract | This research presented as an object of study the training of teachers of the degree in Pedagogy - Rural Education, at the Federal University of Paraíba (UFPB). Specifically, the study of the theoretical-methodological foundations expressed in its training project and its relationship with Socialist Pedagogy (PS). We then have as general objective: To present a theoretical contribution to the criticism of the political pedagogical project of the course, considering the contributions of PS. The research starts from the scientific thinking of a historical-dialectical materialist nature, with theoretical reference in Caldart (2017), Freitas, (2015), Frigotto (2017) and Pistrak (2011), using content analysis as an investigation technique to reach the objective. In this sense, the research presents contributions insofar as the criticism enables the knowledge of the theoretical and practical foundations of teacher training in the course. We can say that there are advances in the construction of the PPC in relation to the concepts and principles of rural education linked to social movements, but there is no stronger connection between the agrarian question as a starting point for understanding the pedagogical problem for Rural Education. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-08-09T17:57:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JLK09082022.pdf: 732653 bytes, checksum: 6eecae96bd407a339cfe632d9a710937 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-08-09T17:57:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JLK09082022.pdf: 732653 bytes, checksum: 6eecae96bd407a339cfe632d9a710937 (MD5) Previous issue date: 2022-07-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia socialista | pt_BR |
dc.title | A formação de professores do curso de licenciatura em Pedagogia do campo da UFPB e sua relação com a Pedagogia Socialista | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Melina Silva | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresentou como objeto de estudo a formação de professores do curso de licenciatura em Pedagogia - Educação do Campo, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em específico, o estudo dos fundamentos teóricos-metodológicos expressos em seu projeto formativo e a relação deste com a Pedagogia Socialista (PS). Temos então como objetivo geral: Apresentar uma contribuição teórica à crítica do projeto político pedagógico do curso, considerando as contribuições da PS. A pesquisa parte do pensamento científico de natureza materialista histórico-dialética, com referencial teórico em Caldart (2017), Freitas, (2015), Frigotto (2017) e Pistrak (2011), utilizando a análise de conteúdo como técnica de investigação para atingir os objetivos. Neste sentido a pesquisa apresenta contribuições na medida em que a crítica possibilita o conhecimento dos fundamentos teóricos e práticos da formação de professores no curso. Podemos dizer que há avanços na construção do PPC em relação aos conceitos e princípios da educação do campo vinculada aos movimentos sociais, porém não há uma ligação mais forte entre a questão agrária como ponto de partida para a compreensão do problema pedagógico para a Educação do Campo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação do Campo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JLK09082022.pdf | 715,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons