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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24182
Tipo: TCC
Título: Relações étnico-raciais: percepção dos estudantes do curso de Pedagogia com aprofundamento em Educação do Campo
Autor(es): Souza, Edinilza Gomes de
Primeiro Orientador: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as percepções discentes do Curso de Pedagogia em Educação do Campo sobre o conteúdo da disciplina de Educação das Relações Étnico- raciais (ERER). E, como objetivos específicos, identificar nas percepções dos estudantes a importância deste conteúdo e compreender o impacto da disciplina ERER na vida social e profissional do estudante de Pedagogia com aprofundamento em Educação do Campo. Para embasar essa pesquisa foram refletidos teóricos intelectuais negros/as com proximidade do estudo, Munanga (2006), Gomes (2004; 2018), Silva (2020) entre outros estudiosos não- negros de mesma relevância, além de dispositivos legais. A metodologia utilizada foi qualitativa, do tipo levantamento com análise de conteúdo temática. Os resultados apontam que na percepção discente é necessária que a disciplina de Educação das Relações Étnico- Raciais é importante constar na matriz curricular do Curso e que deveria ser ofertada obrigatória. Os discentes afirmaram que a aquisição de novos conteúdos ou a ressignificação destes, possibilita um percurso formativo com maior preparação para atuar em contextos escolares e não escolares, na perspectiva da educação antirracista. sobretudo, na educação do campo, que abrange os sujeitos indígenas e quilombolas.
Abstract: The objective of this study was to analyze the students' perceptions of the Pedagogy in Rural Education Course on the content of the Education of Ethnic-Racial Relations course (ERER). And, as specific objectives, to identify in the students' perceptions the importance of this content and to understand the impact of the ERER discipline on the social and professional life of the Pedagogy student with a deepening in Rural Education. To support this research, black intellectual theorists with proximity to the study were reflected, Munanga (2006), Gomes (2004; 2018), Silva (2020) among other non-black scholars of the same relevance, in addition to legal provisions. The methodology used was qualitative, of the survey type with thematic content analysis. The results indicate that in the student's perception it is necessary that the subject of Education of Ethnic- Racial Relations is important to be included in the curriculum of the Course and that it should be offered as a compulsory subject. The students stated that the acquisition of new content or the re-signification of these, allows a training path with greater preparation to work in school and non-school contexts, from the perspective of anti-racist education. above all, in rural education, which includes indigenous and quilombola subjects.
Palavras-chave: Lei 10.639
Educação das relações étnico-raciais
Ensino superior
Docente - formação inicial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24182
Data do documento: 15-Jun-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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