Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24184
Tipo: TCC
Título: Letramento digital e formação de professores: estratégias do ensino EAD do curso de língua espanhola da UFPB
Autor(es): Silva, Maria Gerlane Paulo da
Primeiro Orientador: Cuello, Ruth Marcela Bown
Resumo: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) têm revolucionado o cenário educacional brasileiro e percebe-se o quanto as mesmas são enriquecedoras para as práticas didáticas. Dessa forma, o presente trabalho trata sobre o tema “Letramento digital e formação de professores: estratégias do ensino EaD do curso de Língua Espanhola da UFPB”, na busca por saber e compreender como anda a formação docente dos futuros profissionais de língua espanhola e quais estratégias a UFPB tem buscado para alcançar esses requisitos. Assim, o mesmo fundamenta-se nas ideias de autores como Lévy (1999), Behar (2009), Dias e Leite (2019), Coscarelli e Ribeiro (2017), Freitas e Costa (2010), entre outros. O objetivo desta investigação é demonstrar a fundamental importância dessas estratégias mediante os novos processos de ensino mediados pelas TDICs na sociedade atual, trazendo seu foco para as aulas de Língua Espanhola que tanto necessitam de profissionais capacitados e que possam oferecer essas atribuições ao ensino. A coleta de dados realizou-se através da aplicação de questionário on-line com vistas a fundamentar qualitativa e quantitativamente a pesquisa que mostra o quão importante é o aporte dos recursos digitais e tecnológicos para o ensino do Espanhol e para a capacitação docente, apresentando opiniões e gráficos importantes para o entendimento do teor da pesquisa. O Curso de Letras Língua Espanhola da UFPB a distância possui diversas práticas voltadas para a área do letramento digital a partir de plataformas de estudos e também componentes curriculares, obrigatórios e optativos, que instrumentalizam e promovem o uso pedagógico desses conhecimentos para as aulas de Língua Espanhola dentro e fora do curso.
Abstract: Las Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDICs) han revolucionado el escenario educativo brasileño y está claro cuan enriquecedoras son para las prácticas docentes. Así, el presente trabajo aborda el tema “Letramiento digital y formación del profesorado: estrategias de la enseñanza a distancia del curso de Lengua Española de la UFPB”, buscando conocer y comprender cómo va la formación docente de los futuros profesionales de la lengua española y cuáles estrategias ha buscado la UFPB para lograr estos requisitos. Luego, este se basa en las ideas de autores como Lévy (1999), Behar (2009), Dias y Leite (2019), Coscarelli y Ribeiro (2017), Freitas y Costa (2010), entre otros. El objetivo de esta investigación es demostrar la fundamental importancia de esas estrategias a través de los procesos de enseñanzas mediados por las TDICs en la sociedad actual. La recolección de datos se llevó a cabo mediante la aplicación de un cuestionario en línea con el fin de fundamentar cualitativa y cuantitativamente la investigación, que muestra la importancia de la contribución de las TDICs a la enseñanza del español y a la formación docente, presentando opiniones y gráficos importantes para la comprensión del contenido de este trabajo. El Curso de Letras Lengua Española de la UFPB a distancia cuenta con diversas prácticas dirigidas al área del letramiento digital, desde plataformas de estudio hasta asignaturas, obligatorias y optativas, que instrumentalizan y promueven el uso pedagógico de estos conocimientos para las clases de Lengua Española dentro o fuera de la graduación.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Letramento digital
Formação de professores
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24184
Data do documento: 16-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Gerlane_TCC.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Maria Gerlane_Termo.pdf175,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons