Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24187
Tipo: TCC
Título: Como trabalhar a compreensão leitora nas aulas de língua espanhola
Autor(es): Santos, Mércia Fragoso de Lira
Primeiro Orientador: Cuello, Ruth Marcela Bown
Resumo: O presente estudo tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca da compreensão leitora em textos nas disciplinas de língua espanhola, destacando- se então a utilização de atividades com diferentes materiais didáticos em sala de aula. Para tanto, nos apoiamos no que asseveram teóricos tais como Freire (2017), Bown (2017), Revilla (2007), Santos (2020), Rezende (2011), Nunes (1997), Nascimento (2008), entre outros. A pesquisa realizada neste estudo pode ser considerada do tipo qualiquantitativa. Trata-se ainda de uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo em vista que são utilizados livros, revistas, artigos como fonte de pesquisa para o embasamento teórico acerca do tema aqui apresentado. Aplicamos um questionário a professores de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), que atuam em escolas de ensino básico do Estado da Paraíba. Essa etapa teve a finalidade de investigar como trabalham a compreensão leitora nas aulas de ELE. Também incluímos algumas ideias de atividades que os docentes podem desenvolver nas aulas de espanhol. É de suma importância que o professor possa ter consciência de que a capacidade de comunicação em uma língua é manejar o repertório de seus gêneros, especialmente aqueles que se encontram nas práticas sociais exercidas pelo educando. Além disso, deve-se entender que a compreensão leitora em língua estrangeira necessita acontecer através de enunciados concretos nos quais possam pertencer a algum gênero do discurso. Por fim, convém assinalar que é o professor quem terá um papel de destaque tanto na língua materna como na língua estrangeira, no ato de motivar seus alunos para a importância da compreensão leitora. Pensando nesta motivação, é fundamental saber escolher o material a ser trabalhado para que seja de interesse do educando.
Abstract: El presente estudio tiene como objetivo presentar una reflexión acerca de la comprensión lectora en textos en las disciplinas de lengua española, destacándose entonces la utilización de actividades con diferentes materiales didácticos en aula. Para tanto, nos apoyamos en lo que aseveran teóricos tales como Freire (2017), Bown (2017), Revilla (2007), Santos (2020), Rezende (2011), Nunes (1997), Nascimento (2008), entre otros. La investigación realizada en este estudio se puede considerar del tipo cualitativo cuantitativo. Se trata también de una investigación bibliográfica y documental, teniendo en cuenta que se utilizan libros, revistas, artículos como fuente de investigación para el fundamento teórico acerca del tema aquí presentado. Aplicamos un cuestionario a profesores de Español como Lengua Extranjera (ELE), que actúan en escuelas de enseñanza básica del Estado de Paraíba. Esa etapa tuvo la finalidad de investigar cómo trabajan la comprensión lectora en las clases de ELE. También hemos incluido algunas ideas de actividades que los docentes pueden desarrollar en las clases de español. Es de suma importancia que el profesor pueda tener conciencia de que la capacidad de comunicación en una lengua es manejar el repertorio de sus géneros, especialmente aquellos que se encuentran en las prácticas sociales ejercidas por el educando. Además, se debe entender que la comprensión lectora en lengua extranjera necesita ocurrir a través de enunciados concretos en los cuales puedan pertenecer a algún género del discurso. Por último, conviene señalar que es el profesor quien tendrá un papel de destaque tanto en la lengua materna como en la lengua extranjera, en el acto de motivar a sus alumnos para la importancia de la comprensión lectora. Pensando en esta motivación, es fundamental saber elegir el material a ser trabajado para que sea de interés del educando.
Palavras-chave: Compreensão leitora
Espanhol
Gêneros textuais
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24187
Data do documento: 18-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mércia Fragoso_TCC.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mércia Fragoso_Termo.pdf583,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons