Skip navigation

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2418
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCamurça, Dayane de O.-
dc.creatorSilva, Kalarkiane Pontes da-
dc.date.accessioned2017-09-25T13:17:04Z-
dc.date.available2016-06-22-
dc.date.available2017-09-25T13:17:04Z-
dc.date.issued2014-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2418-
dc.description.abstractThisworkCompletionofcourse covers thefollowingtopic: atthepracticeofBrazilianSignLanguage whichwilltalkaboutthe 'deaf' and - 'rural Libras Inclusion. in education', A schoolsofthefield, whichwillbeanalyzed thisworkisthepracticeofPoundswiththedeafstudentsactuallyoccurs look in in schoolsfield. Thereforethemethodologypresentedbethroughan interview, held in theschoolfield, with a teacherwhoteaches in a multisseriateroom, wheretheyweremade some questionssuch as: Istheteacherpreparedtomeetdeafstudents? The teachermadecoursePounds, orinterested in doing? Thereis a SignLanguageinterpreter in theclassroom? The schoolhaspedagogicalstructuretoworkwithpeoplewhohave a disability? Inclusion in schoolsandespecially in theclassroomhappens? Thusinitiallypresenttheconceptandhistoryof retrospectiveofdeafeducationand inclusive rural education, education, the legal a frameworks ofdeafeducation, the role ofthetranslatorandinterpremolarpoundsandtheanalysisofthe interview, wheretheresultsrevealedhowdifficulttheinclusionofdeafstudents mainstreamschools.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-25T13:17:04Z No. of bitstreams: 1 DOC22062016: 686434 bytes, checksum: 56a2017fddec0c6270117c09273456cf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-25T13:17:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DOC22062016: 686434 bytes, checksum: 56a2017fddec0c6270117c09273456cf (MD5) Previous issue date: 2014-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectZona Ruralpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.titleInclusão: um olhar sobre a prática da língua brasileira de sinais - LIBRAS nas escolas do campopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Livaneide Guedes de Aquino-
dc.contributor.referee1Fonseca, Fábio do Nascimento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4266036935990040pt_BR
dc.contributor.referee2Dantas, Taísa Caldas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4468068198777324pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso abordará o seguinte tema: Inclusão. Um olhar sobre a prática da Língua Brasileira de Sinais - Libras nas escolas do campo, onde discorrerá sobre os „surdos‟ e „educação do campo‟, no qual será analisado no decorrer do trabalho se a pratica de Libras com os educandos surdos ocorre efetivamente nas escolas do campo. Para tanto a metodologia apresentada se dar através de uma entrevista, realizada na escola do campo, com uma professora que leciona em uma sala multisseriada, onde foram feitos alguns questionamentos como, por exemplo: O professor está preparado para atender alunos surdos? O professor fez curso de Libras, ou se interessou em fazer? Existe um intérprete de Libras em sala de aula? A escola tem estrutura pedagógica para trabalhar com pessoas que tenham algum tipo de deficiência? A inclusão nas escolas e principalmente em sala de aula acontece? Dessa forma inicialmente apresentaremos o conceito e história da educação do campo, uma retrospectiva da educação dos surdos e da educação inclusiva, os marcos legais da educação dos surdos, o papel do tradutor e intérpre de Libras e a análise da entrevista, onde os resultados revelaram o quanto é difícil à inclusão dos alunos surdos nas escolas regulares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOC22062016670,35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.