Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24194
Tipo: TCC
Título: O Ava Google classrom como alternativa complementar para o ensino da língua espanhola: a experiência em uma escola de ensino básico da cidade de São Domingos, Paraíba
Autor(es): Costa, Renato de Queiroga
Primeiro Orientador: Lucena, Siomara Regina Cavalcanti de
Resumo: O presente trabalho se trata de um estudo quantitativo que tem o objetivo de descrever a experiência da Escola Cidadã Integral Técnica Cícero Severo Lopes, com o uso do software Google Classroom na disciplina de Língua espanhola, no segmento do Ensino Médio, nas séries do primeiro, do segundo e do terceiro ano, durante o ano de 2019. Para construir essa descrição, buscou-se apresentar os tipos de atividades realizadas, descrever a dinâmica de trabalho junto aos alunos usando o software, e expor a mudança nos indicadores após o uso deste. Como referenciais teóricos para o embasamento deste estudo, os autores Perrenoud (2000 apud SOUSA, 2018). Rojo (2007) e Haddad (2013) apresentam conceitos que contribuíram para as reflexões aqui realizadas, notadamente os que abordam a importância dos multiletramentos e do letramento digital na escola e do uso das Tecnologias da informação e da Comunicação (TICs) em contextos educacionais. De acordo com o que foi observado na instituição em que foi realizado o estudo, após o uso do Google Classroom como ferramenta de ensino-aprendizagem, houve uma progressão considerável no número de alunos acima da média na disciplina de língua espanhola, nas três turmas observadas, além de ter sido possível notar um maior desempenho deles, ao decorrer dos estímulos em sala de aula e da interação no referido Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Abstract: El presente trabajo se trata de un estudio cuantitativo que tiene el objetivo de describir la experiencia de la Escuela Ciudadana Integral Técnica Cícero Severo Lopes, con el uso del software Google Classroom en la disciplina de Lengua española, en el segmento de la enseñanza secundaria, en los grados del primer, segundo y tercer año, durante el año 2019. Para construir esta descripción, se buscó presentar los tipos de actividades realizadas, describir la dinámica de trabajo junto a los alumnos usando el software, y exponer el cambio en los indicadores después del uso de él. Como referenciales teóricos para el basamento de este estudio, los autores Perrenoud (2000 apud SOUSA, 2018), Rojo (2007) y Haddad (2013) presentan conceptos que contribuyeron para las reflexiones aquí realizadas, especialmente los que abordan la importancia de la alfabetización digital y el aprendizaje digital en la escuela y el uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) en contextos educativos. De acuerdo con lo que se observó en la institución en la que se realizó el estudio, después del uso de Google Classroom como herramienta de enseñanzaaprendizaje hubo una progresión considerable en el número de alumnos por encima de la media en la asignatura de lengua española en las tres clases, además de haber sido posible notar un mejor desempeño de ellos, a lo largo de los estímulos en el aula e interacción en Google Classroom.
Palavras-chave: Google clasroom
Língua espanhola
Ensino médio
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24194
Data do documento: 18-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renato_TCC.pdf522,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Renato_Termo.pdf295,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons