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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24243
Tipo: | Dissertação |
Título: | Guia prático de estimulação da memória para promoção da saúde mental de pessoas idosas |
Autor(es): | Nóbrega, Kênia Abrantes da |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Olivia Galvão Lucena |
Resumo: | O envelhecer acarreta alterações na velocidade de organização das informações, propiciando um tempo maior para processar os dados. Esta redução da capacidade cognitiva do idoso pode representar uma das principais causas de comprometimento da independência e autonomia. Este estudo objetivou identificar as evidências científicas publicadas sobre as práticas para promoção da saúde mental de pessoas idosas na atenção básica; analisar a associação entre as variáveis relacionadas aos profissionais da atenção básica e as ações de saúde desenvolvidas para os idosos com as ações de promoção e prevenção da saúde mental do idoso e elaborar um guia para os profissionais de saúde da atenção básica sobre a estimulação da memória do idoso para promoção da sua saúde mental. Estudo metodológico desenvolvido em três etapas: revisão integrativa da literatura; pesquisa de campo exploratória e elaboração do produto tecnológico. Na revisão integrativa foram selecionados 13 estudos. Participaram do estudo de campo 171 profissionais da Atenção Básica no Município de João Pessoa. A coleta de dados foi realizada com questionário, os dados foram agrupados no Excel, submetidos ao SPSS, versão 26.0, tendo sido aplicado os testes de associação de Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher. Os dados subsidiaram a elaboração de um guia educativo com auxílio do programa Coreldraw. A revisão integrativa evidenciou que as práticas de promoção da saúde mental voltadas para a população idosa são instrumentos norteadores para melhoria da qualidade de vida, proporcionando aos idosos socialização, independência, autonomia, estimulação da memória e melhoria da autoestima. No estudo de campo, verificou-se que 84,2% dos participantes realizam ações de promoção de saúde para idosos, sendo que 81,3% das ações são de prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, e as orientações sobre alimentação saudável foram a mais prevalente (78,9%). A maioria dos profissionais (50,9%) não realizam ações de saúde mental, entretanto, 32,2% realizam ações de atividade física; 71,3% não realiza oficina de memória; 69,6% não se sente capacitado para desenvolver as ações de memória; 62,6% referiram que na avaliação, os idosos se queixam de esquecimento. Houve associação significativa entre as variáveis, ações de prevenção em saúde mental com possuir capacitação em saúde do idoso, realizar ações de promoção da saúde para esse público, realizar ações de prevenção de agravos das DCNT, realizar ações de prevenção da dependência funcional, realizar ações de oficina de memória, realizar atividades de estímulo de memória, sente capacitado para fazer ações de prevenção na saúde mental e que os idosos se queixam de esquecimento. Por fim, foi construído um guia prático de estimulação da memória. O estudo aponta as dificuldades dos profissionais em trabalhar atividades relacionadas a memória, por apresentarem fragilidades devido à falta de capacitação. Foi possível identificar a fragilidade dos profissionais da AB na educação permanente, observando que os profissionais com capacitação são os que mais realizam atividades. A partir desses achados o instrumento construído irá auxiliar os profissionais na avaliação e atividades de estimulação da memória dos idosos, contribuindo para a promoção de saúde mental dos idosos e qualificação da prática na Atenção Básica. |
Abstract: | Aging causes changes in the speed of information organization, providing more time to
process data. This reduction in the cognitive capacity of the elderly may represent one of the
main causes of impairment of independence and autonomy. This study aimed to identify
published scientific evidence on practices to promote the mental health of elderly people in
primary care; to analyze the association between the variables related to primary care
professionals and the health actions developed for the elderly with the actions of promotion
and prevention of the mental health of the elderly and to prepare a guide for primary care
health professionals on memory stimulation of the elderly to promote their mental health.
Methodological study developed in three stages: integrative literature review; exploratory
field research and development of the technological product. In the integrative review, 13
studies were selected. A total of 171 Primary Care professionals in the city of João Pessoa
participated in the field study. Data collection was performed using a questionnaire, data were
grouped in Excel, submitted to SPSS, version 26.0, and Pearson's Chi-square and Fisher's
Exact tests were applied. The data supported the development of an educational guide with
the help of the Coreldraw program. The integrative review showed that mental health
promotion practices aimed at the elderly population are guiding instruments for improving the
quality of life, providing the elderly with socialization, independence, autonomy, memory
stimulation and improvement of self-esteem. In the field study it was found that 84.2% of the
participants carry out health promotion actions for the elderly, with 81.3% of the actions
being for the prevention of chronic non-communicable diseases, and the guidelines on healthy
eating were the most prevalent (78.9 %). Most professionals (50.9%) do not perform mental
health actions, however, 32.2% perform physical activity actions; 71.3% do not hold a
memory workshop; 69.6% do not feel qualified to develop memory actions; 62.6% reported
that in the evaluation, the elderly complain of forgetfulness. There was a significant
association between the variables, prevention actions in mental health with having training in
the health of the elderly, carrying out health promotion actions for this public, carrying out
actions to prevent diseases of NCDs, carrying out actions to prevent functional dependence,
carrying out actions of memory workshop, perform memory stimulation activities, feel able to carry out preventive actions in mental health and that the elderly complain of forgetfulness.
Finally, a practical guide to memory stimulation was built. The study points out the
difficulties of professionals in working on activities related to memory, as they present
weaknesses due to lack of training. It was possible to identify the fragility of AB professionals
in continuing education, noting that professionals with training are the ones who carry out the
most activities. Based on these findings, the instrument constructed will help professionals in
the evaluation and activities of stimulating the memory of the elderly, contributing to the
promotion of mental health of the elderly and qualification of the practice in Primary Care. RESUMEN. El envejecimiento conduce a cambios en la velocidad del procesamiento de la información, lo que brinda más tiempo para procesar los datos. Esta reducción de la capacidad cognitiva de los ancianos puede representar una de las principales causas del deterioro de la independencia y la autonomía. Este estudio tuvo como objetivo identificar la evidencia científica publicada sobre prácticas para la promoción de la salud mental en personas mayores en atención primaria en el período de 2009 a 2019; analizar la asociación entre los datos profesionales de los entrevistados y la realización de acciones generales con el desarrollo de acciones preventivas en la salud mental de las personas mayores y desarrollar una guía para estos profesionales sobre estimulación de la memoria para promover la salud mental de las personas mayores. Fue un estudio metodológico que se desarrolló en tres etapas: revisión integradora de la literatura; investigación de campo exploratoria y elaboración del producto tecnológico. En la revisión integradora, se seleccionaron 13 estudios. En el estudio de campo participaron 171 profesionales de atención primaria de la ciudad de João Pessoa. La recolección de datos se realizó con un cuestionario. Y los datos recolectados se agruparon en Excel y se enviaron a SPSS, versión 26.0, y se aplicaron las pruebas de Chi-cuadrado de Pearson y de asociación exacta de Fisher. Los datos apoyaron la elaboración de una guía educativa con la ayuda del programa Coreldraw. En la revisión integradora, mostró que las prácticas de promoción de la salud mental dirigidas a la población anciana son instrumentos rectores para mejorar la calidad de vida, brindando a las personas mayores socialización, independencia, autonomía, estimulación de la memoria y mejora de la autoestima. En el estudio de campo, se encontró que el 84,2% de los encuestados realiza acciones de promoción de la salud para las personas mayores, siendo el 81,3% de las acciones de prevención de enfermedades crónicas no transmisibles y orientación sobre alimentación saludable. %). La mayoría de los profesionales (50,9%) no realiza acciones de salud mental, pero entre los que lo hacen, el 32,2% realiza acciones de actividad física. El 71,3% no realiza un taller de memoria, el 69,6% no se siente capaz de desarrollar acciones de memoria, el 62,6% indicó que los ancianos se quejan de olvido en la evaluación. Hubo una asociación estadísticamente significativa entre las variables. Finalmente, se elaboró una guía práctica para la estimulación de la memoria. El estudio señala las dificultades de los profesionales en las actividades laborales relacionadas con la memoria, ya que tienen debilidades por falta de formación y la mayoría se refiere al profesional médico. Se pudo identificar la debilidad de los profesionales de AB en la formación continua, notando que los profesionales con formación son los que realizan más actividades. Con base en estos hallazgos, el instrumento construido ayudará a los profesionales en las actividades de evaluación y estimulación de la memoria para las personas mayores. |
Palavras-chave: | Atenção básica Saúde mental Promoção da saúde Perda de memória Idoso Primary care Mental health Health promotion Memory loss Old man Atención primaria Salud mental Promoción de la salud Pérdida de memoria Anciano |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Medicina |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24243 |
Data do documento: | 26-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia |
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