Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24265
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFischer, Diego José Barros-
dc.date.accessioned2022-08-16T13:17:55Z-
dc.date.available2022-08-16-
dc.date.available2022-08-16T13:17:55Z-
dc.date.issued2021-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24265-
dc.description.abstractAs a result of the COVID-19 pandemic established on the world stage, several transformations were verified with regard to the daily practices of the requirements around the world. This is because, in terms of prevention, social isolation and hygiene care are the main measures and, as a result, activities that demand collective experience started to be carried out remotely, highlighting, among them, the practice of education. In this sense, this work arises in order to promote knowledge about the use of Active Methodologies in remote education, having as its main object of study the educational practices associated with the teaching of Biology in High School. To achieve this objective, this work uses a qualitative methodology of bibliographic character in which scientific publications such as books, articles, theses, dissertations, among others, were consulted, based on electronic resources. Finally, it is obtained as a result the understanding that the implementation of active methodologies in Biology teaching has great potential to remedy several difficulties associated with the online teaching process, such as in relation to the engagement, interest and motivation of students in relation to pedagogical practices in the classroom and outside it.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-08-16T13:17:55Z No. of bitstreams: 1 DJBF16082022.pdf: 761674 bytes, checksum: 6c75b0704ba6a7ac48ae1258cf873a02 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-16T13:17:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DJBF16082022.pdf: 761674 bytes, checksum: 6c75b0704ba6a7ac48ae1258cf873a02 (MD5) Previous issue date: 2021-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectBiologia - Ensino tradicionalpt_BR
dc.subjectMetodologias ativas - Ensino remoto, Covid-19pt_BR
dc.subjectEnsino de biologia - Práticas pedagógicaspt_BR
dc.titleO uso de metodologias ativas no ensino da biologia na modalidade remota: uma consulta nas publicaçõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cordeiro, Jorge Chaves-
dc.description.resumoEm decorrência da Pandemia do COVID-19 instaurada no cenário mundial, diversas transformações foram verificadas no que diz respeito às práticas cotidianas dos indivíduos em todo o mundo. Isso porque em termos de prevenção, o isolamento social e cuidados de higiene entram como medidas principais e em virtude disso, atividades que demandam vivência coletiva passaram a ser realizadas de maneira remota, destacando-se, entre elas, as práticas relacionadas à educação. Nesse sentido, este trabalho surge no intuito de promover o conhecimento acerca do uso de Metodologias Ativas no ensino remoto, possuindo, como principal objeto de estudo às práticas educativas associadas ao ensino da Biologia no Ensino Médio. Para alcançar tal objetivo neste trabalho, utilizou-se de uma metodologia qualitativa de caráter bibliográfico em que se consultou publicações científicas do tipo livros, artigos, teses, dissertações, entre outros, a partir dos recursos eletrônicos. Por fim, obteve-se como resultado o entendimento de que a implementação de metodologias ativas no ensino da Biologia possui grande potencial em sanar, diversas dificuldades associadas ao processo de ensino on-line, como em relação ao engajamento, interesse e motivação dos alunos em relação às práticas pedagógicas em sala de aula e fora dela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DJBF16082022.pdf743,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.