Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24267
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Mário José Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-08-16T13:29:42Z-
dc.date.available2022-08-16-
dc.date.available2022-08-16T13:29:42Z-
dc.date.issued2022-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24267-
dc.description.abstractThe Dirichlet Principle is well known as the Pigeonhole Principle or Drawer Principle and can be presented as an important tool in the teaching and learning process of high school students and from this Principle seek to arouse in students an interest in studies and thus projecting them to an academic future and contributing socially with their research. The Drawer Principle is simple and intuitive, which makes it possible for this principle to have a didactic functionality in the classroom in solving mathematical problems. We can mention that the Dirichlet Principle, despite having an easy understanding, it is possible, from it, to solve problems of high complexity. In other words, The Pigeonhole Principle is a tool that makes it possible to solve mathematical problems of various levels of difficulty, however what we will see in this work is the use of Dirichlet's Principle of Drawers used as a didactic object in high school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-08-16T13:29:42Z No. of bitstreams: 1 MJRB16082022.pdf: 636647 bytes, checksum: ab6eb8aa2ce85505c9c6de03b1900f7c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-16T13:29:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MJRB16082022.pdf: 636647 bytes, checksum: ab6eb8aa2ce85505c9c6de03b1900f7c (MD5) Previous issue date: 2022-06-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPrincípio de Dirichletpt_BR
dc.subjectResolução de problemas matemáticospt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.titleO princípio das gavetas de Dirichlet: tratamento e problemas para o ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Nacib Gurgel-
dc.description.resumoO Princípio de Dirichlet é muito conhecido como o Princípio da Casa dos Pombos ou Princípio das Gavetas e pode ser apresentado como uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem de alunos do ensino médio, buscando despertar nos alunos o interesse pelos estudos e assim os projetarem para um futuro acadêmico, contribuindo socialmente com suas pesquisas. O Princípio das Gavetas é simples e intuitivo, o que possibilita que este princípio tenha uma funcionalidade didática em sala de aula na resolução de problemas matemáticos. Podemos mencionar que o Princípio de Dirichlet, apesar de ter uma fácil compreensão, é possível, a partir dele, resolver problemas de alta complexidade. Tal Princípio é uma ferramenta que possibilita a resolução problemas matemáticos de vários níveis de dificuldade, contudo o que veremos nesse trabalho é a utilização do mesmo utilizado como objeto didático no ensino médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MJRB16082022.pdf621,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.