Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24273| Tipo: | TCC |
| Título: | Estilo de liderança:estudo em uma unidade de ensino público no município de Cuitegi-PB |
| Autor(es): | Santos, Geiziane Pia dos |
| Primeiro Orientador: | Paulino, Raíssa Dália |
| Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar o estilo de liderança do gestor escolar de uma unidade de ensino público no município de Cuitegi-PB, mediante a visão dos liderados. Sendo utilizado o método dedutivo e caracterizada quanto aos fins, de natureza descritiva; aos meios, como um estudo de caso, e levantamento teórico com abordagem quantitativa. A pesquisa usou o instrumento validado como o Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ-6s) simplificado de Bass e Avolio (1995), adaptado de Northouse (2004) que avalia estilos de liderança, o mesmo foi encontrado na pesquisa de Souza (2015), porém necessitou-se adaptar as questões para a referida pesquisa. Os dados coletados foram tratados por meio de técnicas estatísticas e obteve-se os resultados através do Microsoft Excel, versão 2007 e para avaliar a confiabilidade do questionário, aplicou-se a ferramenta estatística do Coeficiente Alpha de Cronbach, sendo o alfa de 0,87, que quantifica o resultado promovendo uma maior relevância à pesquisa. Os resultados evidenciaram que o estilo de liderança predominante do líder/gestor da organização escolar é o transformacional, entretanto, o estilo de liderança transacional é adotado com índice moderado. Já o estilo de liderança laissez-faire obteve o menor desempenho e desacordo dos liderados, sendo apontado como não frequente e pouco percebido. |
| Abstract: | This research had as main objective to identify the style of leadership of the school manager of a public education unit in the city of Cuitegi-PB, through the vision of the leaders. The deductive method is used and characterized in terms of purposes, of a descriptive nature; to the means, as a case study, and theoretical survey with quantitative approach. The research used the instrument validated as the simplified Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ6s) by Bass and Avolio (1995), adapted from Northouse (2004) that evaluates leadership styles, the same was found in Souza's (2015) research, however it was necessary to adapt the questions to the said research. The data collected were treated using statistical techniques and the results were obtained through Microsoft Excel, version 2007 and to evaluate the reliability of the questionnaire, the statistical tool of Cronbach's Alpha Coefficient was applied, with the alpha of 0.87 , which quantifies the result promoting greater relevance to the research. The results showed that the predominant style of leadership of the school organization is the transformational one, however, the transactional leadership style is adopted with a moderate index. On the other hand, the laissez-faire leadership style achieved the lowest performance and disagreement of the leaders, being pointed out as infrequent and little perceived. |
| Palavras-chave: | Gestor. Estilos de liderança. Escola Pública Manager. Leadership styles. Public school. |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Administração |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24273 |
| Data do documento: | 5-Jun-2019 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Administração - CCHSA |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SANTOS,GEIZIANE PIA DOS PDF.pdf | 863,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
