Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2429
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFigueiredo, Jéssica Soares Gomes-
dc.creatorSales, Raquel de Carvalho-
dc.date.accessioned2017-09-26T14:32:41Z-
dc.date.available2016-10-26-
dc.date.available2017-09-26T14:32:41Z-
dc.date.issued2016-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2429-
dc.description.abstractThis work named, "the relationships of affectivity in the process of teaching and learning in literacy cycle classes", aimed to investigate and analyzing the influence of affectivity relationships between the teacher and the student in the process of teaching and learning in the literacy and the likely factors that hinder the strengthening of this link. We started with a brief bibliographical research and digital texts and documents relating to the topic, where the theoretical foundation relied on theorists like Vigotsky (1994), Wallon (2005), Saltini (2008), wedge (2012), Saviani (2008), Freire (2011), George (2015), Damásio (2013), Rao (2011), Aquino (1998), Azevedo and war (2006). For this study, besides the bibliographical research, there was also a field research on elementary Municipal school Commander Cicero Leite, in the city of João Pessoa, in the State of Paraíba, investigative character search, through the application of questionnaires with objective and subjective questions for teachers and an interview for students, which contained questions about emotional, social and psychological behaviour, relationship between teacher/student, teaching model, pedagogical practice, interaction, indiscipline and emotions. The relationship that each professor addresses in your classroom is crucial for student learning, contributing to the development of a critical and transformative consciousness, in which this process should not decouple if the affection, and recognizing that the cognitive is associated to affection. Finally, we analyzed the results in the research, noting the relevance of the information obtained and associating with the contribution of theoreticians addressed, leading us to conclude that teachers need to understand that teaching need affection in the relationship with the student so that produce the expected effect: learning and teaching practice requires that the teacher take into consideration the feelings and emotions as they may promote, or not, the cognitive development, especially in the cycle of literacy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-26T14:32:40Z No. of bitstreams: 1 JSGF26102016.pdf: 812064 bytes, checksum: 44c166a1fe30027c36ac723588ddd5c9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-26T14:32:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JSGF26102016.pdf: 812064 bytes, checksum: 44c166a1fe30027c36ac723588ddd5c9 (MD5) Previous issue date: 2016-06-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectProfessor - alunopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleAs relações de afetividade no processo de ensino e aprendizagem nas turmas do ciclo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Isolda Ayres Viana-
dc.description.resumoEste trabalho com a temática, “as relações de afetividade no processo de ensino e aprendizagem nas turmas do ciclo de alfabetização”, teve o objetivo de investigar e analisar a influência das relações de afetividade entre o professor e o aluno no processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização e os prováveis fatores que atrapalham o fortalecimento desse vínculo. Iniciamos a pesquisa com um breve levantamento bibliográfico e digital de textos e documentos referentes ao tema, onde a fundamentação teórica se apoiou em teóricos como Vigotsky (1994), Wallon (2005), Saltini (2008), Cunha (2012), Saviani (2008), Freire (2011), Gonsalves (2015), Damásio (2013), Rodrigues (2011), Aquino (1998), Azevedo e Guerra (2006). Para esse estudo, além da pesquisa bibliográfica, houve também uma pesquisa de campo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Comendador Cícero Leite, na cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba, pesquisa de caráter investigativo, por meio da aplicação de questionários com questões objetivas e subjetivas para os professores e uma entrevista para os alunos, que continham questões sobre comportamentos afetivos, sociais e psicológicos, relação entre o professor/aluno, modelo de ensino, prática pedagógica, interação, indisciplina e as emoções. A relação que cada professor aborda em sua sala de aula é determinante para o aprendizado do aluno, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência critica e transformadora, na qual esse processo não deveria dissociar-se da afetividade, e reconhecendo que o cognitivo está associado ao afeto. Por fim, foram analisados os resultados colhidos na pesquisa, observando a relevância das informações obtidas e associando com a contribuição dos teóricos abordados, nos levando a concluir que os professores precisam entender que ensinar necessita de afeto na relação com o aluno para que produza o efeito esperado: a aprendizagem e que a prática pedagógica exige que o professor leve em consideração os sentimentos e emoções, já que podem favorecer, ou não, o desenvolvimento cognitivo, principalmente no ciclo de alfabetização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSGF26102016.pdf793,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.