Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBandeira, Priscilla Oliveira-
dc.creatorSouza, Prisilla Kézia Tavares de-
dc.date.accessioned2017-09-26T15:27:18Z-
dc.date.available2016-01-19-
dc.date.available2017-09-26T15:27:18Z-
dc.date.issued2015-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2431-
dc.description.abstractThis work has as its theme "The playful and contributions in kindergarten." It is argued this as a basic necessity in human life, which can not be seen only as entertainment, but as a spontaneous and meaningful learning. Thus, we present the following problems: they are treated recreational activities, especially games, toys and games, in the pedagogical action of the educators? We aim to introduce the playful presence in the teaching-learning process, as well as their contributions to teachers and students of early childhood education, showing that the playful is considered an important factor in this process. Therefore, the methodology used was based by qualitative research, based on theoretical assumptions that include theme and field research, which unfolded through observations in the classroom and questionnaires targeted the two teachers working in pre-school, both Children's Education Reference Center (CREI) Children, located in João Pessoa / PB. Among the theoretical framework adopted, we favor the production of authors like Kramer, Kishimoto, Vygotsky, Piaget, Freire, among others. Before all the information contained in our research, we can conclude that it is indispensable to the presence of recreational activities in the educational process, since they are considered privileged activities of interaction and construction of knowledge, supported to the needs and realities of children. However, it is worth mentioning that the teachers recognize the role of play, games and toys in the educational process, as factors contributing to child developmentpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-26T15:27:17Z No. of bitstreams: 1 POB19012016.pdf: 814726 bytes, checksum: 7f7058897a7107ec6a2da12912de4ed9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-26T15:27:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POB19012016.pdf: 814726 bytes, checksum: 7f7058897a7107ec6a2da12912de4ed9 (MD5) Previous issue date: 2015-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleO lúdico e suas contribuições na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Nádia Jane de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1466972724477965pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como temática “O lúdico e suas contribuições na Educação Infantil”. Defende-se este como uma necessidade básica na vida do ser humano, que não pode ser vista apenas como diversão, mas como um aprendizado espontâneo e significativo. Desta forma, apresentamos a seguinte problemática: como são tratadas as atividades lúdicas, em especial os jogos, brinquedos e as brincadeiras, na ação pedagógica das educadoras? Tivemos como objetivo apresentar a presença do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, bem como, as suas contribuições na educação infantil, mostrando que o lúdico é considerado um importante fator neste processo. Para tanto, a metodologia utilizada se pautou pela pesquisa de natureza qualitativa, alicerçada em pressupostos teóricos que abarcam a temática e pesquisa de campo, que se desdobrou através de observações em sala de aula e questionários direcionados a duas professoras que atuam na pré-escola, ambas de um Centro de Referência da Educação Infantil (CREI), localizado na cidade de João Pessoa/PB. Entre os referenciais teóricos adotados, privilegiamos a produção de alguns autores como Kramer, Kishimoto, Vigotsky, Piaget, Freire, entre outros. Diante de todas as informações contidas em nossa pesquisa, pode-se concluir que é indispensável a presença das atividades lúdicas no processo educativo, uma vez que são consideradas atividades privilegiadas de interação e construção de conhecimentos, apoiadas nas necessidades e realidades das crianças. Cabe mencionar que as professoras pesquisadas também reconhecem o papel das brincadeiras, dos jogos e dos brinquedos, no processo educativo, como fatores que contribuem para o desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POB19012016.pdf795,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.