Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24350
Tipo: | TCC |
Título: | ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA MODALIDADE REMOTA: A Observação como Processo Primordial para a Formação Docente |
Autor(es): | LIMA, PAULO EDUARDO DE |
Primeiro Orientador: | Costa, Walison Paulino de Araújo |
Resumo: | O Estágio Supervisionado é o momento que o estagiário coloca em prática o que aprendeu na universidade, de modo a perceber que os conteúdos aprendidos durante sua graduação podem ser úteis em sua prática e contribuir para a sua formação, oferecendo-lhe a oportunidade de tornar-se um profissional capaz de analisar, compreender e refletir sobre as ações pedagógicas de um professor. Busca-se como objetivo compreender como a observação durante o estágio supervisionado na modalidade remota, em decorrência do contexto pandêmico causado pela COVID-19, contribuiu para a formação docente. Para tanto, seguiu-se uma perspectiva teórica da Linguística Aplicada no que concerne à transdisciplinaridade (CAVALCANTI, 2011; SILVA JÚNIOR, 2010); do Estágio Supervisionado (PASSERINI, 2007; SOUZA; FERREIRA, 2020) e da Observação Reflexiva (BIAZI; GIMENEZ; STUTZ, 2011). Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e interpretativa. A análise se deu a partir dos relatórios produzidos durante a realização dos estágios supervisionados. Os resultados revelaram que a observação contribuiu para o professor em formação, reconhecendo-se na experiência vivenciada no estágio supervisionado na modalidade remota em decorrência do contexto pandêmico causado pela COVID-19, como um ser professor crítico/reflexivo |
Abstract: | The Supervised Internship is the moment when the intern puts into practice what he learned at the university, in order to realize that the contents learned during his graduation can be useful in his practice and contribute to his formation, offering him the opportunity to make become a professional capable of analyzing, understanding and reflecting on the pedagogical actions of a teacher. The objective is to understand how the observation during the Supervised Internship in the remote modality, as a result of the pandemic context caused by COVID-19, contributed to teacher education. For this purpose, we followed a theoretical perspective of Applied Linguistics regarding transdisciplinarity (CAVALCANTI, 2011 ; SILVA JÚNIOR, 2010); of Supervised Internship (PASSERINI, 2007; SOUZA ; FERREIRA, 2020) and of Reflective Observation (BIAZI; GIMENEZ; STUTZ, 2011). This research is characterized as qualitative and interpretive. The analysis was based on the reports produced during the Supervised Internships. The results revealed that the observation contributed to the teacher in training, recognizing himself/herself in the experience of the Supervised Internship in the remote modality due to the pandemic context caused by COVID-19, as a critical/reflective teacher. |
Palavras-chave: | Estágio Supervisionado Formação docente Observação Modalidade Remota |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24350 |
Data do documento: | 10-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Francês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEL 29.08.2022.pdf | 899,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.