Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24352
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDantas, Thales Fernandes-
dc.date.accessioned2022-08-29T16:43:59Z-
dc.date.available2022-08-29T16:43:59Z-
dc.date.issued2022-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24352-
dc.description.abstractThe present work had as general objective to describe the textual genre meme and as specific objectives to characterize themes, communicative purposes, compositional structure and styles and to analyze dialogism in the process of construction of the meme. To achieve the established objectives, we used documentary research (CELLARD, 2008) with a qualitative approach (BORTONI-RICARDO, 2008) in the analysis of 22 memes, which were collected in the digital sphere. Based on Bakhtin's Theory of Enunciation (BAKHTIN, 2003, 2010), we obtained the following results: the meme addresses any thematic content; it has discursive purposes that go beyond generating humor, such as carrying out social criticism or (re)affirming political positions; it has three compositional construction bases, which are verbal, non-verbal, verbal and non-verbal; presents varied linguistic styles characterized by an internet language, with abbreviations, loanwords and neologisms, as they reflect the linguistic practices of “social bubbles” or specific groups, as they present both formal and informal language. We also found that explicit dialogism was recurrent in memes, however the marked presence of other voices did not consist in repetition, but in the (re)signification of the base utterance. From this investigation, we confirmed that the notions of discourse genre and dialogism were fruitful in the description of the meme.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2022-08-29T16:43:59Z No. of bitstreams: 1 TFD 29.08.2022.pdf: 1524091 bytes, checksum: 9f419206996bbd9f103c34d78c068f7a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-29T16:43:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TFD 29.08.2022.pdf: 1524091 bytes, checksum: 9f419206996bbd9f103c34d78c068f7a (MD5) Previous issue date: 2022-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMemept_BR
dc.subjectEsfera digitalpt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectGêneros do discursopt_BR
dc.titleUM ESTUDO DO GÊNERO DISCURSIVO MEMEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Socorro Cláudia Tavares de-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo geral descrever o gênero textual meme e como objetivos específicos caracterizar temas, finalidades comunicativas, estrutura composicional e estilos e analisar o dialogismo no processo de construção do meme. Para alcançarmos os objetivos estabelecidos, utilizamos a pesquisa documental (CELLARD, 2008) com abordagem qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008) na análise de 22 memes, os quais foram coletados na esfera digital. Fundamentando-nos na Teoria da Enunciação de Bakhtin (BAKHTIN, 2003, 2010), obtivemos os seguintes resultados: o meme aborda qualquer conteúdo temático; tem finalidades discursivas que vão além da geração de humor como realizar críticas sociais ou (re)afirmar posicionamentos políticos; dispõe de três bases de construção composicional que são verbal, não verbal, verbal e não verbal; apresenta estilos linguísticos variados caracterizados por uma linguagem própria da internet, com abreviações, estrangeirismos e neologismos, por refletirem as práticas linguísticas de “bolhas sociais” ou de grupos específicos, por apresentarem tanto uma linguagem formal quanto informal. Constatamos, ainda, que o dialogismo explícito se apresentou como recorrente em memes, contudo a presença marcada de outras vozes não consistiu em repetição, mas na (re)significação do enunciado base. A partir desta investigação, confirmamos que as noções de gênero do discurso e de dialogismo foram profícuas na descrição do meme.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TFD 29.08.2022.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.