Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24352
Tipo: | TCC |
Título: | UM ESTUDO DO GÊNERO DISCURSIVO MEME |
Autor(es): | Dantas, Thales Fernandes |
Primeiro Orientador: | Sousa, Socorro Cláudia Tavares de |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo geral descrever o gênero textual meme e como objetivos específicos caracterizar temas, finalidades comunicativas, estrutura composicional e estilos e analisar o dialogismo no processo de construção do meme. Para alcançarmos os objetivos estabelecidos, utilizamos a pesquisa documental (CELLARD, 2008) com abordagem qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008) na análise de 22 memes, os quais foram coletados na esfera digital. Fundamentando-nos na Teoria da Enunciação de Bakhtin (BAKHTIN, 2003, 2010), obtivemos os seguintes resultados: o meme aborda qualquer conteúdo temático; tem finalidades discursivas que vão além da geração de humor como realizar críticas sociais ou (re)afirmar posicionamentos políticos; dispõe de três bases de construção composicional que são verbal, não verbal, verbal e não verbal; apresenta estilos linguísticos variados caracterizados por uma linguagem própria da internet, com abreviações, estrangeirismos e neologismos, por refletirem as práticas linguísticas de “bolhas sociais” ou de grupos específicos, por apresentarem tanto uma linguagem formal quanto informal. Constatamos, ainda, que o dialogismo explícito se apresentou como recorrente em memes, contudo a presença marcada de outras vozes não consistiu em repetição, mas na (re)significação do enunciado base. A partir desta investigação, confirmamos que as noções de gênero do discurso e de dialogismo foram profícuas na descrição do meme. |
Abstract: | The present work had as general objective to describe the textual genre meme and as specific objectives to characterize themes, communicative purposes, compositional structure and styles and to analyze dialogism in the process of construction of the meme. To achieve the established objectives, we used documentary research (CELLARD, 2008) with a qualitative approach (BORTONI-RICARDO, 2008) in the analysis of 22 memes, which were collected in the digital sphere. Based on Bakhtin's Theory of Enunciation (BAKHTIN, 2003, 2010), we obtained the following results: the meme addresses any thematic content; it has discursive purposes that go beyond generating humor, such as carrying out social criticism or (re)affirming political positions; it has three compositional construction bases, which are verbal, non-verbal, verbal and non-verbal; presents varied linguistic styles characterized by an internet language, with abbreviations, loanwords and neologisms, as they reflect the linguistic practices of “social bubbles” or specific groups, as they present both formal and informal language. We also found that explicit dialogism was recurrent in memes, however the marked presence of other voices did not consist in repetition, but in the (re)signification of the base utterance. From this investigation, we confirmed that the notions of discourse genre and dialogism were fruitful in the description of the meme. |
Palavras-chave: | Meme Esfera digital Dialogismo Gêneros do discurso |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24352 |
Data do documento: | 14-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TFD 29.08.2022.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.