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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24355
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDE SOUSA PONTES ALVES, MARCELLE-
dc.date.accessioned2022-08-29T16:55:15Z-
dc.date.available2022-06-24-
dc.date.available2022-08-29T16:55:15Z-
dc.date.issued2022-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24355-
dc.description.abstractThe present monograph aims to investigate the speech functions adopted in online therapy sessions during the pandemics of COVID-19. Thus, the interface between Applied Linguistics Studies and Professional Contexts Studies becomes necessary, considering that through language it is possible to identify instabilities, emotions, and feelings, as well as to identify patterns of lexicogrammatical constructions that project areas of possible collaboration between linguists and psychologists aimed at improving virtual assistance in crisis situations, as well as multidisciplinary scientific collaboration. Based on SystemicFunctional Linguistics (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004, 2014), this study intends to analyse the speech functions realised in the context of online therapy sessions during the pandemics, taking into account the two primary speech roles: (i) giving; and (ii) demanding; and the commodity that exchanged, namely: (i) information; and (ii) goods-&-services. These categories branch into four functions: offer, command, statement, and question. In this way, SFL understands that the roles of interactants are defined by contextual variables, such as social and professional relationships. Considering the therapeutic approach employed by the professional – psychoanalysis –, the results of this study showed no abnormalities in the speech functions enacted during online therapy sessions during the pandemics. The therapist discourse is heavily backed by questions in the form of propositions, in order to foster self-reflection in the patient, whereas the discourse of the latter consisted mainly of giving information through statements, construing their own meanings and evaluations without the bias of the professional’s social judgments and values.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriel Andrade (gabrieltiburtino@cchla.ufpb.br) on 2022-08-29T16:55:15Z No. of bitstreams: 1 MSPA24062022.pdf: 510505 bytes, checksum: 4c4ff7b30f387546c9761a8c9102609b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-29T16:55:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSPA24062022.pdf: 510505 bytes, checksum: 4c4ff7b30f387546c9761a8c9102609b (MD5) Previous issue date: 2022-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectdiscurso terapêuticopt_BR
dc.subjectfunções de falapt_BR
dc.subjectLinguística sistêmico-funcionalpt_BR
dc.subjectestudos do discurso profissionalpt_BR
dc.subjecttherapeutic discoursept_BR
dc.subjectspeech functionspt_BR
dc.subjectsystemic functional linguisticspt_BR
dc.subjectprofessional discourse studiespt_BR
dc.titleSPEECH FUNCTIONS IN ONLINE THERAPEUTIC DISCOURSEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Espindola Baldissera, Elaine-
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo investigar as funções de fala adotadas em sessões de terapia online durante a pandemia da COVID-19. Assim, torna-se necessária a interface entre os Estudos de Linguística Aplicada e os Estudos de Contextos Profissionais, visto que através da linguagem é possível identificar instabilidades, emoções e sentimentos, bem como identificar padrões de construções lexicogramaticais que projetam áreas de possível colaboração entre linguistas e psicólogos. visando melhorar o atendimento virtual em situações de crise, bem como a colaboração científica multidisciplinar. Com base na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004, 2014), este estudo pretende analisar as funções da fala realizadas no contexto das sessões de terapia online durante a pandemia, levando em conta os dois papéis fundamentais da fala: (i) dar; e (ii) solicitar; e os valores negociados na troca, a saber: (i) informação; e (ii) bens e serviços. Essas categorias se ramificam em quatro funções: oferta, comando, declaração e pergunta. Dessa forma, a LSF entende que os papéis dos interagentes são definidos por variáveis contextuais, como as relações sociais e profissionais. Considerando a abordagem terapêutica empregada pelo profissional – psicanálise –, os resultados deste estudo não evidenciaram anormalidades nas funções da fala adotadas durante as sessões de terapia online durante a pandemia. O discurso do terapeuta é fortemente sustentado por perguntas em forma de proposições, a fim de favorecer a autorreflexão do paciente, enquanto o discurso deste consistia principalmente em fornecer informações por meio de declarações, construindo seus próprios significados e avaliações sem o viés dos julgamentos e valores sociais do profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

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