Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24357
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAUGUSTO DE ASSIS SOUZA, LUIZ-
dc.date.accessioned2022-08-29T17:06:33Z-
dc.date.available2022-07-27-
dc.date.available2022-08-29T17:06:33Z-
dc.date.issued2022-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24357-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the literary work The Bluest Eye (1970), by the Afro-american writer Toni Morrison (1931-2019) in order to observe how the intersectionality of race, gender and class oppression affects the lives of some black female characters.The book tells the story of a variety of black characters that try to survive in a community where some of them have internalized the hegemonic patterns of whiteness. By internalizing these values, they experience a series of oppressions triggered by this acceptance. In this sense, this research seeks to understand in its specific objectives what led some of these characters, especially the protagonist, Pecola Breedlove, to see the blackness of their bodies as something derogatory, to the point of losing her mind. To achieve these goals, the connection between decolonial feminist thought (LUGONES, 2008); (CURIEL, 2014), black feminist thought (COLLINS, 2019), and literary criticism (CHRISTIAN, 1985) were used here to understand the intertwined functioning of these oppressions in the lives of these characters in order to reach the conclusion that the oppressions they suffer are a consequence of the coloniality of power and gender, and their consequences.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriel Andrade (gabrieltiburtino@cchla.ufpb.br) on 2022-08-29T17:06:33Z No. of bitstreams: 1 LAAS25062022.pdf: 501123 bytes, checksum: 6ff4de34c3ae56f14f1c94040c1bdcab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-29T17:06:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LAAS25062022.pdf: 501123 bytes, checksum: 6ff4de34c3ae56f14f1c94040c1bdcab (MD5) Previous issue date: 2022-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Afro-Estadunidensept_BR
dc.subjectO Olho Mais Azulpt_BR
dc.subjectColonialidade do poderpt_BR
dc.subjectOpressãopt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectAfro-American Literaturept_BR
dc.subjectThe Bluest Eyept_BR
dc.subjectColoniality of powerpt_BR
dc.subjectOppressionpt_BR
dc.subjectIntersectionalitypt_BR
dc.titleEPISÓDIOS DE OPRESSÃO COTIDIANA NO ROMANCE O OLHO MAIS AZULpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1de Luna e Silva, Danielle-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar a obra literária O olho mais azul (1970), da escritora estadunidense Toni Morrison (1931-2019) a fim de observar como a interseccionalidade das opressões de raça, gênero e classe afeta a vida de algumas personagens mulheres e negras. O livro conta a história de uma variedade de personagens negras, tentando sobreviver em uma comunidade onde algumas delas internalizam os padrões hegemônicos da branquitude. Ao internalizar esses valores, seus membros passam por uma série de opressões desencadeadas por essa aceitação. Nesse sentido, esta pesquisa busca entender em seus objetivos específicos o que levou algumas dessas personagens, em especial a protagonista Pecola Breedlove, a enxergarem a negritude de seus corpos como algo depreciativo, a ponto de enlouquecer. Para atingir estes objetivos, a conexão entre o pensamento feminista decolonial (LUGONES, 2008); (CURIEL, 2014), o pensamento feminista negro (COLLINS, 2019) e à crítica literária (CHRISTIAN, 1985) foram aqui utilizados para entender o funcionamento entrecruzado de opressões na vida dessas personagens a fim de chegarmos a conclusão de que as opressões que elas sofrem são consequência da colonialidade do poder e de gênero e seus desdobramentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAAS25062022.pdf489,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.