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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24369
Tipo: | TCC |
Título: | Análise da gestão de resíduos sólidos em escolas municipais da zona sul de Joao Pessoa/PB |
Autor(es): | Albuquerque, Natália Costa de |
Primeiro Orientador: | Rocha, Elisângela Maria R. |
Resumo: | A busca por boas práticas e por um manejo correto dos resíduos têm se tornado indispensável e, no Brasil, a Lei Federal nº 12.305 de 2010 que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), traz um grande progresso para a área de gestão de resíduos sólidos. As adversidades encontradas na busca de soluções sustentáveis revela a necessidade do desenvolvimento de novas estratégias na área para acompanhamento, como os indicadores, que fornecem subsídios à formulação de estratégias e ações. Este trabalho tem como objetivo analisar a gestão de resíduos sólidos em três escolas municipais da zona sul de João Pessoa/PB na busca de identificar as fragilidades e assim fazer algumas proposições para os diretores das escolas com parte das ações de gestão municipal dos resíduos sólidos urbanos. Como metodologia de pesquisa foi aplicada um instrumento de observação sistemática, o checklist, que foi adaptado a partir do Índice de Qualidade de Aterro – IQR – publicado anualmente pela Companhia Estadual de Tecnologia em Saneamento Básico (CETESB). Foram feita três analises distintas gerando três indicadores: infraestrutura, ações sustentáveis e percepção social. Ressalta-se que escolas presentes na pesquisa participam ou já participaram de projetos de extensão voltados para educação ambiental, como PROEXT da UFPB. Em relação à infraestrutura, a escola P apresentou uma estrutura excelente, a escola M e G uma boa estrutura. Em relação às ações sustentáveis e percepção social, duas mostraram-se regular (escola P e G) e a terceira como boa (M). A partir da análise das escolas foram encontradas fragilidades e sugeridas algumas proposições de intervenção, como um recipiente adequado para a coleta do óleo de cozinha, implantação de uma composteira, um coletor apenas para os resíduos eletrônicos devidamente identificados, entre outros. As escolas são espaços privilegiados para a implantação de um sistema de gestão de resíduos sólidos, uma vez que esta ferramenta fornece uma visão real das pressões e impactos gerados ao meio ambiente. Ante o exposto, é importante ressaltar que: a gestão de resíduos sólidos nas escolas não é, em sua totalidade, ineficientes, sendo necessárias ainda ações de Educação Ambiental (EA) para a conscientização da importância de todas as etapas de manejo dos resíduos dentro e fora da escola. Os indicadores mostraram ser bons instrumentos para analisar a gestão de resíduos sólidos em um espaço tão importante para a sociedade como as escolas públicas. Espera-se aprimorar os instrumentos de estudo criados nesta pesquisa para que possa ser utilizado como indicadores de gestão de resíduos em todos os tipos de instituição de ensino. |
Abstract: | The search for good practices and correct waste management has become indispensable and, in Brazil, Federal Law nº. 12,305 of 2010, which deals with the National Solid Waste Policy (PNRS), brings great progress to the area of management of solid waste. The adversities found in the search for sustainable solutions reveal the need for the development of new strategies in the area for follow-up, such as indicators, which provide support for the formulation of strategies and actions. This work aims to analyze solid waste management in three municipal schools in the southern area of João Pessoa / PB in an attempt to identify fragilities and thus make some proposals for school principals with part of municipal solid waste management actions. As a research methodology, a systematic observation tool, the checklist, was adapted from the Land Quality Index (IQR) published annually by the State Company of Technology in Basic Sanitation (CETESB). Three distinct analyzes were carried out generating three indicators: infrastructure, sustainable actions and social perception. It should be emphasized that schools present in the research participate or have already participated in extension projects aimed at environmental education, such as PROEXT of UFPB. In relation to the infrastructure, the school P presented an excellent structure, the school M and G a good structure. In relation to sustainable actions and social perception, two were regular (school P and G) and the third as good (M). From the analysis, it was found in the schools some fragilities and some intervention proposals were suggested, such as a suitable container for the collection of cooking oil, the implantation of a compost bin, a collector only for properly identified electronic waste, among others. Schools are privileged spaces for the implementation of a solid waste management system, since this tool provides a real vision of the pressures and impacts generated to the environment. In view of the above, it is important to note that solid waste management in schools is not, in its entirety, inefficient, and Environmental Education (EA) actions are necessary to raise awareness of the importance of all waste management steps within and out of school. The indicators have proved to be good instruments for analyzing solid waste management in an area as important to society as public schools. It is hoped to improve the study tools created in this research so that it can be used as indicators of waste management in all types of educational institution. |
Palavras-chave: | Educação Ambiental Indicadores Coleta seletiva |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Engenharia Civil e Ambiental |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24369 |
Data do documento: | 22-Nov-2017 |
Aparece nas coleções: | CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental |
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