Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24409
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, THAIZ DE SOUZA-
dc.date.accessioned2022-09-05T18:31:30Z-
dc.date.available2022-09-05T18:31:30Z-
dc.date.issued2022-06-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24409-
dc.description.abstractxpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2022-09-05T18:31:30Z No. of bitstreams: 1 RIBEIRO, Thaiz de Souza (2022) Literatura indígena e ensino reflexões a partir de experiência extensionista.pdf: 391151 bytes, checksum: c53ddca9d411da7f399bf679f8b86d98 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-05T18:31:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RIBEIRO, Thaiz de Souza (2022) Literatura indígena e ensino reflexões a partir de experiência extensionista.pdf: 391151 bytes, checksum: c53ddca9d411da7f399bf679f8b86d98 (MD5) Previous issue date: 2022-06-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectPoesia indígenapt_BR
dc.subjectFormação do leitor multiculturalpt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.titleLITERATURA INDÍGENA E ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souto, Rinah de Araújo-
dc.description.resumoConsiderando a sanção da lei 11.645/2008 (BRASIL, 2008) e o que prevê a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), o trabalho com a leitura literária na escola deve contemplar a diversidade e as produções afro-brasileiras e indígenas. Esta pesquisa visa refletir sobre o ensino das literaturas indígenas e a formação do leitor multicultural fundamentado nos pressupostos de Thiél (2012, 2013). Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico sobre a literatura indígena e ensino e relato de experiência sobre a minha participação em um projeto de extensão e seus desdobramentos. A partir de minha experiência extensionista foi elaborada uma proposta de abordagem didática com textos de autoria indígena e não indígena que versam sobre o tema da natureza com base nas cinco dimensões do processo de leitura mencionadas por Thiél (2012, 2013), são elas: a leitura como um processo neurofisiológico, cognitivo, afetivo, argumentativo e simbólico; e na proposta de abordagem comparativa sugerida pelo professor e pesquisador Hélder Pinheiro para o ensino da poesia em sala de aula. A proposta objetiva estimular experiências com o texto poético através das conversas literárias (BAJOUR, 2012) e da escuta de canções, além de sensibilizar os alunos do Ensino Fundamental II para as formas de ser e estar no mundo dos povos indígenas e suas relações com a natureza (KRENAK, 2020; KAMBEBA, 2020). Concluí, ao fim do processo, que o presente trabalho reafirma a importância do tripé pesquisa-ensino-extensão e contribui para reflexões envolvendo a poesia na sala de aula e seus impactos na formação do leitor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.