Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24409Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | RIBEIRO, THAIZ DE SOUZA | - |
| dc.date.accessioned | 2022-09-05T18:31:30Z | - |
| dc.date.available | 2022-09-05T18:31:30Z | - |
| dc.date.issued | 2022-06-24 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24409 | - |
| dc.description.abstract | x | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2022-09-05T18:31:30Z No. of bitstreams: 1 RIBEIRO, Thaiz de Souza (2022) Literatura indígena e ensino reflexões a partir de experiência extensionista.pdf: 391151 bytes, checksum: c53ddca9d411da7f399bf679f8b86d98 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-05T18:31:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RIBEIRO, Thaiz de Souza (2022) Literatura indígena e ensino reflexões a partir de experiência extensionista.pdf: 391151 bytes, checksum: c53ddca9d411da7f399bf679f8b86d98 (MD5) Previous issue date: 2022-06-24 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Poesia indígena | pt_BR |
| dc.subject | Formação do leitor multicultural | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
| dc.title | LITERATURA INDÍGENA E ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Souto, Rinah de Araújo | - |
| dc.description.resumo | Considerando a sanção da lei 11.645/2008 (BRASIL, 2008) e o que prevê a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), o trabalho com a leitura literária na escola deve contemplar a diversidade e as produções afro-brasileiras e indígenas. Esta pesquisa visa refletir sobre o ensino das literaturas indígenas e a formação do leitor multicultural fundamentado nos pressupostos de Thiél (2012, 2013). Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico sobre a literatura indígena e ensino e relato de experiência sobre a minha participação em um projeto de extensão e seus desdobramentos. A partir de minha experiência extensionista foi elaborada uma proposta de abordagem didática com textos de autoria indígena e não indígena que versam sobre o tema da natureza com base nas cinco dimensões do processo de leitura mencionadas por Thiél (2012, 2013), são elas: a leitura como um processo neurofisiológico, cognitivo, afetivo, argumentativo e simbólico; e na proposta de abordagem comparativa sugerida pelo professor e pesquisador Hélder Pinheiro para o ensino da poesia em sala de aula. A proposta objetiva estimular experiências com o texto poético através das conversas literárias (BAJOUR, 2012) e da escuta de canções, além de sensibilizar os alunos do Ensino Fundamental II para as formas de ser e estar no mundo dos povos indígenas e suas relações com a natureza (KRENAK, 2020; KAMBEBA, 2020). Concluí, ao fim do processo, que o presente trabalho reafirma a importância do tripé pesquisa-ensino-extensão e contribui para reflexões envolvendo a poesia na sala de aula e seus impactos na formação do leitor. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RIBEIRO, Thaiz de Souza (2022) Literatura indígena e ensino reflexões a partir de experiência extensionista.pdf | 381,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
