Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24409| Tipo: | TCC |
| Título: | LITERATURA INDÍGENA E ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA |
| Autor(es): | RIBEIRO, THAIZ DE SOUZA |
| Primeiro Orientador: | Souto, Rinah de Araújo |
| Resumo: | Considerando a sanção da lei 11.645/2008 (BRASIL, 2008) e o que prevê a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), o trabalho com a leitura literária na escola deve contemplar a diversidade e as produções afro-brasileiras e indígenas. Esta pesquisa visa refletir sobre o ensino das literaturas indígenas e a formação do leitor multicultural fundamentado nos pressupostos de Thiél (2012, 2013). Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico sobre a literatura indígena e ensino e relato de experiência sobre a minha participação em um projeto de extensão e seus desdobramentos. A partir de minha experiência extensionista foi elaborada uma proposta de abordagem didática com textos de autoria indígena e não indígena que versam sobre o tema da natureza com base nas cinco dimensões do processo de leitura mencionadas por Thiél (2012, 2013), são elas: a leitura como um processo neurofisiológico, cognitivo, afetivo, argumentativo e simbólico; e na proposta de abordagem comparativa sugerida pelo professor e pesquisador Hélder Pinheiro para o ensino da poesia em sala de aula. A proposta objetiva estimular experiências com o texto poético através das conversas literárias (BAJOUR, 2012) e da escuta de canções, além de sensibilizar os alunos do Ensino Fundamental II para as formas de ser e estar no mundo dos povos indígenas e suas relações com a natureza (KRENAK, 2020; KAMBEBA, 2020). Concluí, ao fim do processo, que o presente trabalho reafirma a importância do tripé pesquisa-ensino-extensão e contribui para reflexões envolvendo a poesia na sala de aula e seus impactos na formação do leitor. |
| Abstract: | x |
| Palavras-chave: | Poesia indígena Formação do leitor multicultural Ensino de literatura |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24409 |
| Data do documento: | 24-Jun-2022 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RIBEIRO, Thaiz de Souza (2022) Literatura indígena e ensino reflexões a partir de experiência extensionista.pdf | 381,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
