Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24432
Tipo: TCC
Título: O CHÃO VIRTUAL DA ESCOLA: perspectivas dos jovens acerca do ensino remoto emergencial em João Pessoa/PB
Autor(es): CORDEIRO DANTAS, ARIÁDNY BRUNA
Primeiro Orientador: Silva Toscano, Geovânia
Resumo: Este trabalho tem como objetivo explicitar as perspectivas dos jovens estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Otávio Novais acerca do ensino remoto emergencial, traçado a partir dos estudos da sociologia da educação e da sociologia da juventude. Diante do período atípico para a história mundial, com a pandemia de Covid-19 foi percebido a importância do estudo que consistisse em um levantamento de como foi este período em relação a educação básica brasileira, e quais os caminhos que os estudantes percorreram no que tange ao ensino e aprendizagem. Com pesquisa quantitativa e qualitativa foi possível fazer a análise do ensino remoto emergencial a partir da óptica dos jovens estudantes, que mostraram-se empenhados em falar sobre este período e as consequências que perceberam em suas vidas. Consistindo em compreender a partir do perfil dos mesmos, este trabalho buscou elencar quais foram os desafios dos jovens para vivenciar este período atípico dentro da história do mundo.
Abstract: This work aims to explain the perspectives of young high school students at Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Otávio Novais about emergency remote teaching, based on studies in the sociology of education and the sociology of youth. In view of the atypical period for world history, with the Covid-19 pandemic, the importance of the study that consisted of a survey of how this period was in relation to Brazilian basic education, and what paths students took in terms of to teaching and learning. With quantitative and qualitative research, it was possible to analyze emergency remote teaching from the perspective of young students, who were committed to talking about this period and the consequences they perceived in their lives. Consisting of understanding from their profile, this work sought to list what were the challenges of young people to experience this atypical period within the history of the world.
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial. Juventude. Escola. Educação.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24432
Data do documento: 21-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021.2 LIC ARÍADNY DANTAS.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.