Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24445
Tipo: TCC
Título: Implementação de diferentes métodos de avaliação na disciplina de fitossanidade do curso de ciências agrárias da UFPB.
Autor(es): Mello, Matheus Eduardo Silva de.
Primeiro Orientador: Medeiros, Marcos Barros de.
Primeiro Coorientador: Silva, Natanaelma da Costa,
Resumo: É muito comum os alunos encontrarem desafios no processo de ensino-aprendizagem, sendo esses, problemas de comunicação, desinteresse do próprio aluno ou as más condições de trabalho do professor. Todos os fatores podem levar o aluno de encontro com a evasão. Algumas pesquisas mostram que as metodologias e os métodos avaliativos utilizados nas aulas influenciam diretamente o aprendizado, por isso, é de suma importância que durante as aulas o professor utilize de métodos variados para o melhor o desempenho dos alunos. Objetivou-se nesse artigo analisar a eficiência de diferentes métodos de avaliação, utilizados em uma turma de Fitossanidade do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba localizada no Campus III em Bananeiras-PB, durante o exercício da monitoria acadêmica. A pesquisa foi realizada por meio de dados obtidos durante a monitoria da disciplina. Foram utilizados diferentes métodos para avaliar o desempenho dos alunos. Realizou-se 3 atividades: 1)Seminário;2) Formulação de tinturas;3) Caixa Entomológica. A disciplina também contou com uma prova escrita. Após o cumprimento das atividades, os alunos responderam um questionário com perguntas sobre a metodologia de avaliação utilizada na disciplina e questões sobre o perfil sócio estudantil do aluno. Com os resultados constatou-se que a metodologia utilizada refletiu em resultados positivos para o ensino aprendizagem dos alunos, visto que, as notas dos alunos ficaram acima da média, assim como a média geral da turma, que somou um total de 8,7 pontos. Quanto ao perfil sócio estudantil dos estudantes, majoritariamente fazem parte da região rural do estado da Paraíba, grande parte optou por dar continuidade aos estudos e também foi possível notar que a turma em questão possui uma discrepância quando se trata do gênero do aluno, sendo que a turma é composta com um maior número de homens Os instrumentos utilizados na pesquisa possibilitaram exprimir com relevância um perfil sócio estudantil dos alunos que compunham o público da disciplina de fitossanidade e o rendimento dos mesmos, através dos resultados encontrados, após a aplicação do questionário.
Abstract: It is very common for students to find challenges in the teaching-learning process, such as communication problems, the student's lack of interest or the teacher's poor working conditions. All factors can lead the student to avoid evasion. Some research shows that the methodologies and evaluative methods used in classes directly influence learning, so it is of paramount importance that during classes the teacher uses different methods to improve student performance. The objective of this article was to analyze the efficiency of different evaluation methods, used in a group of Plant Health of the Licentiate in Agricultural Sciences of the Federal University of Paraíba located in Campus III in Bananeiras-PB, during the exercise of academic monitoring. The research was carried out using data obtained during the monitoring of the discipline. Different methods were used to assess student performance. 3 activities were carried out: 1) Seminar; 2) formulation of tinctures; 3) Entomological Box. The course also had a written test. After completing the activities, the students answered a questionnaire with questions about the evaluation methodology used in the discipline and questions about the student's socio-student profile. With the results it was found that the methodology used reflected positive results for the teaching and learning of students, since the students' grades were above average, as well as the general average of the class, which added up to a total of 8.7 points. . As for the socio-student profile of the students, mostly they are part of the rural region of the state of Paraíba, most of them chose to continue their studies and it was also possible to note that the class in question has a discrepancy when it comes to the student's gender, and that the class is composed of a greater number of men The instruments used in the research made it possible to express with relevance a socio-student profile of the students who made up the public of the phytosanitary discipline and their performance, through the results found, after the application of the questionnaire.
Palavras-chave: Metodologia
Ensino
Monitoria
Methodology
Teaching
Monitoring
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Agricultura
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24445
Data do documento: 19-Abr-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MatheusEduardoSilvaDeMello_Monog.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons