Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24467
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGARCIA, BRUNA TARGINO DIAS-
dc.date.accessioned2022-09-16T17:06:35Z-
dc.date.available2022-09-16T17:06:35Z-
dc.date.issued2022-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24467-
dc.description.abstractThis paper aimed to analyze textual productions of 9th grade students in order to verify which metaplasm occurred more frequently in their texts. The metaplasm that appeared more often was apocopy, specifically the apocopy of /R/ in infinitive verbs. Therefore, we aimed to develop a didactic proposal (DOLZ et al., 2022) about the study of verbs in the infinitive. For this, this research was based on Botelho (2013), Botelho e Leite (s/d), Bagno (2007; 2011; 2012), Messias (2017) and Monaretto (2000) for the study around metaplasms and the occurrence of apocopy, and on Roberto (2016), Morais (2010), Haupt (2012), the PCN (BRASIL, 1998) and the BNCC (BRASIL, 2017), aiming at the elaboration of a didactic sequence based on reflection about usage. Furthermore, a questionnaire was also applied to the same class in which the textual productions analyzed in this study were developed. It aimed to collaborate with the research about teaching and to contribute to the construction of the didactic proposal. The results of this application are analyzed in this paper.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2022-09-16T17:06:34Z No. of bitstreams: 1 GARCIA, Bruna (2022) Metaplasmos e o ensino de ortografia..pdf: 1972789 bytes, checksum: 44cb71697a35a518c5da1544d3132aba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-16T17:06:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GARCIA, Bruna (2022) Metaplasmos e o ensino de ortografia..pdf: 1972789 bytes, checksum: 44cb71697a35a518c5da1544d3132aba (MD5) Previous issue date: 2022-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProposta didática. Metaplasmo. Apócope. Infinitivo.pt_BR
dc.titleMETAPLASMOS E O ENSINO DE ORTOGRAFIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE VERBOS NO INFINITIVOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Tiago de Aguiar-
dc.description.resumoEste trabalho objetivou analisar produções textuais de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e verificar qual metaplasmo aconteceu de forma mais recorrente em seus textos. O metaplasmo que mais apareceu foi a apócope, especificamente a apócope do /R/ em verbos no infinitivo. Devido a isso, objetivou-se a elaboração de uma proposta didática (DOLZ et al., 2022) acerca do estudo sobre verbos no infinitivo. Para isso, esta pesquisa se aportou em Botelho (2013), Botelho e Leite (s/d), Bagno (2007; 2011; 2012), Messias(2017) e Monaretto (2000) para o estudo em torno dos metaplasmos e a ocorrência da apócope e em Roberto (2016), Morais (2010), Haupt (2012), os PCN (BRASIL, 1998) e na BNCC (BRASIL, 2017), almejando a elaboração de uma sequência didática baseada na reflexão acerca do uso. Ademais, também foi executada a aplicação de um questionário na mesma turma a qual elaborou as produções textuais analisadas por este estudo com a justificativa de colaborar com a pesquisa acerca do ensino e de contribuir para construção da proposta didática. Os resultados dessa aplicação são analisados por este trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GARCIA, Bruna (2022) Metaplasmos e o ensino de ortografia..pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.