Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2447
metadata.dc.type: TCC
Title: Blogs de moda como fonte de informação das consumidoras jovens de João Pessoa
metadata.dc.creator: Silva, Priscila Venâncio da
metadata.dc.contributor.advisor1: ABREU, Nelsio Rodrigues de
metadata.dc.description.resumo: Os blogs de moda trazem como proposta abordar em suas publicações assuntos que rodeiam o universo da moda, se tornando um meio de informação para o consumo, e tendo como um de seus principais públicos os jovens. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar os blogs de moda como fonte de informação para o consumo das jovens residentes em João Pessoa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, tendo como objeto de estudo jovens mulheres residentes em João Pessoa e leitoras de blogs de moda. Para a coleta de dados foram utilizados dois grupos focais, seguindo um roteiro elaborado pela pesquisadora, além disso, foi utilizada a coleta de dados secundários. Para a análise foi utilizado o método da análise do discurso, com o intuito de avaliar as ‘falas’ das participantes do estudo. A partir da análise foi percebida a assiduidade das jovens na leitura de blogs de moda, para parte das participantes do estudo o contato efetivo com os blogs ocorre esporadicamente, mas para elas não é necessário que haja contato direto para haver interação. Para as participantes do estudo os elementos considerados de maior importância para a escolha e leitura de um blog de moda são o estilo da formadora de opinião e a estrutura do blog. As informações contidas nesses blogs tem grande impacto na decisão de compra das jovens, de forma que suas decisões, provavelmente, são tomadas de acordo com as publicações contidas nos mesmos. Além disso, todas as informantes do estudo já fizeram alguma compra baseada em informações contidas nos blogs, desta forma as blogueiras servem como um grupo de referencia para suas leitoras, influenciando-as no processo de compra.
Abstract: The fashion blogs bring as proposed in its publications address issues surrounding the world of fashion, becoming a source of information for the consumer, and having as one of its main public youth. Thus, this study aims to analyze the fashion blogs as a source of information for the consumption of adolescents in Joao Pessoa. This is a qualitative, exploratory, with the object of study young women living in Joao Pessoa and readers of fashion blogs. To collect the data we used two focus groups, following a script prepared by the researcher, in addition, we used secondary data collection. For the analysis we used the method of discourse analysis, in order to assess the 'lines' of study participants. From the analysis was perceived attendance of girls in reading fashion blogs, for part of the study participants actual contact with blogging occurs sporadically, but for them it is not necessary that there be no direct contact for interaction. For the study participants the elements considered most important for choosing and reading a fashion blog are the opinion maker style and structure of the blog. The information contained in these blogs have great impact on the buying decision of young people so that their decisions are likely to be taken in accordance with the publications contained therein. Additionally, all respondents in the study have already made a purchase based on information contained in the blogs, the bloggers in this way serve as a reference group for their readers, influencing them in the buying process.
Keywords: MARKETING DE RELACIONAMENTO
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
BLOGS
INTERNET
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2447
Issue Date: 12-Apr-2013
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PVS27092017.pdf751,9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons