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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24477
Tipo: Tese
Título: Atitudes de discentes de administração da UFPI em relação à formação em métodos quantitativos: mensuração e análise de efeitos psicométricos
Autor(es): Miranda Filho, Francisco Tavares de
Primeiro Orientador: Costa, Francisco José da
Resumo: O objetivo geral desta tese foi o de desenvolver uma métrica capaz de mensurar atitudes de discentes das universidades públicas brasileiras em relação a métodos quantitativos para aferir sobre formação quantitativa nos ensinos presencial e a distância dos estudantes de Administração da UFPI. Esta pesquisa estrutura-se em dois estudos, ambos de natureza teórico-metodológica. O primeiro deles foi desenvolvido durante o mês de dezembro de 2019 com estudantes de Administração da UFPB e da UFPI, com uma primeira amostragem de 158 respondentes, dos quais 131 já haviam cursado disciplinas de métodos quantitativos, e em uma segunda amostragem (com todas as universidades públicas) em abril e maio de 2021, com 330 respondentes, cujo objetivo principal foi desenvolver uma escala de múltiplos itens para mensurar as atitudes dos alunos de universidades públicas brasileiras em relação a métodos quantitativos em cursos de Administração e, em seguida, propor uma escala simplificada de single-item, identificando os fatores que estão relacionados ao processo de mensuração, em especial àqueles ligados ao desempenho nas disciplinas e no curso como um todo. A escala de múltiplos itens foi finalizada com um total de 15 indicadores, sendo quatro para dificuldade percebida, seis para entusiasmo pessoal e cinco para importância percebida. O primeiro estudo inovou ao apresentar duas opções de métrica, uma para avaliação mais detalhada e uma para avaliação mais breve. O segundo estudo, desenvolvido durante os meses de junho a agosto de 2021, teve uma amostra de 193 respondentes, sendo 69 da modalidade EaD e 124 do ensino presencial. Seu objetivo principal foi analisar comparativamente as atitudes dos discentes de Administração da UFPI em relação a métodos quantitativos nas modalidades de ensino presencial e a distância. Em termos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa. Os dados foram analisados por medidas descritivas e por meio de técnicas de análise da qualidade psicométrica. Os resultados evidenciaram não haver diferenças significativas entre as modalidades de ensino no que se refere às atitudes e ao desempenho geral (medido pelo índice de rendimento acadêmico), mas houve quanto ao nível de domínio, observando-se, em geral, que os estudantes da modalidade presencial declaram maior domínio de conhecimentos em Matemática e Estatística. A pesquisa trouxe contribuições para os campos educacional, acadêmico e profissional, pois seus estudos mostraram, mediante análises psicométrica e multivariada, a utilidade para as instituições de ensino superior, principalmente para o ensino de graduação em Administração da UFPI (presencial e EaD).
Abstract: The general objective of this thesis was to develop a metric capable of measuring attitudes of students from Brazilian public universities in relation to quantitative methods to assess quantitative training in face-to-face and distance learning of UFPI Administration students. This research is structured in two studies, both of a theoretical-methodological nature. The first of them was developed during the month of December 2019 with Administration students from UFPB and UFPI, with a first sample of 158 respondents, of which 131 had already taken quantitative methods disciplines, and in a second sample (with all public universities) in April and May 2021, with 330 respondents, whose main objective was to develop a multi-item scale to measure the attitudes of students from Brazilian public universities in relation to quantitative methods in courses in Administration and , then propose a simplified single-item scale, identifying the factors that are related to the measurement process, especially those related to performance in the disciplines and in the course as a whole. The multiple-item scale was completed with a total of 15 indicators, four for perceived difficulty, six for personal enthusiasm and five for perceived importance. The first study innovated by presenting two metric options, one for more detailed evaluation and one for shorter evaluation. The second study, carried out from June to August 2021, had a sample of 193 respondents, 69 from the distance education modality and 124 from face-to-face teaching. Its main objective was to comparatively analyze the attitudes of UFPI Administration students in relation to quantitative methods in the modalities of presential and distance learning. In methodological terms, it was a descriptive and quantitative research. Data were analyzed using descriptive measures and psychometric quality analysis techniques. The results showed that there were no significant differences between the teaching modalities with regard to attitudes and general performance (measured by the academic performance index), but there were no significant differences in terms of mastery level, observing, in general, that students from the classroom modality declare a greater mastery of knowledge in Mathematics and Statistics. The research has brought contributions to the educational, academic and professional fields, as its studies have shown, through psychometric and multivariate analyses, the usefulness for higher education institutions, especially for undergraduate teaching in Administration at UFPI (in person and EaD).
Palavras-chave: Métodos quantitativos
Atitudes de discentes
Mensuração em formação quantitativa
Quantitative methods
Students' attitudes
Measurement in quantitative training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24477
Data do documento: 3-Nov-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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