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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24479| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Interface entre o trabalho precoce e a prática de atos infracionais: uma análise de gênero |
| Autor(es): | Almeida, Hana de Castro Dourado |
| Primeiro Orientador: | Alberto, Maria de Fatima Pereira |
| Resumo: | Esta dissertação teve como objetivo geral analisar a relação entre a inserção precoce no trabalho e o envolvimento em atos infracionais a partir da análise de gênero, tendo por base a teoria histórico cultural. Como objetivos específicos: Identificar os meninos e meninas que cumprem medidas socioeducativas em privação de liberdade e que tenham trabalhado na infância; Identificar as idades em que os meninos e as meninas começaram a trabalhar na infância; Caracterizar os tipos de trabalho infantil que desempenharam na infância e se há diferenciação entre os gêneros; Caracterizar o contexto de envolvimento com o ato infracional de meninos e meninas; e Analisar as implicações do trabalho desempenhado pelos meninos e pelas meninas para a socialização desviante. Para atingir os objetivos, foram aplicados questionários diagnósticos para identificar os trabalhadores e trabalhadoras precoces e as idades em que começaram a trabalhar. Desta etapa participaram 23 meninos e 13 meninas cumprindo medida socioeducativa de privação de liberdade em duas unidades socioeducativas na cidade de João Pessoa. Identificados os trabalhadores e trabalhadoras precoces, foram realizados dois grupos de discussão, um com quatro adolescentes do gênero masculino e outro com sete adolescentes do gênero feminino. Os temas discutidos estavam relacionados ao trabalho infantil, gênero e atos infracionais. Foi aplicado, adicionalmente um questionário para verificar o acesso a políticas públicas de saúde, educação e assistência social. A análise dos dados foi efetuada utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo Temática proposta por Minayo (2014) para os grupos de discussão e uma análise descritiva de dados para os questionários. Todos os participantes desempenharam atividades caracterizadas como trabalho infantil. A maioria dos meninos começou a trabalhar aos 10 anos em atividades culturalmente reconhecidas como atividades masculinas, como as da área da construção civil, enquanto a maioria das meninas começou aos 13 em atividades culturalmente atribuídas a mulher, como o trabalho doméstico e o cuidado de crianças. O acesso aos programas e serviços das políticas de saúde, educação e assistência social não forneceu elementos necessários para sua retirada de situações de vulnerabilidade e risco como o trabalho infantil, incluindo as piores formas. Meninas apresentam uma média de 2,5 anos de defasagem escolar, os meninos apresentam 4,7 anos. Os dados levantados demonstram que há uma relação entre ter trabalhado precocemente e os atos infracionais, relação que não acontece de forma equânime entre os gêneros. Espera-se que esta dissertação possa contribuir para ampliar as discussões acerca da relação entre trabalho infantil, atos infracionais e as questões de gênero que a perpassa. |
| Abstract: | The general objective of this dissertation is to analyze the relationship between early insertion at work and involvement in infractions based on gender analysis, based on hitorical cultural teory. Specific objectives: Identify boys and girls who carry out socio-educational measures in deprivation of liberty and have worked in childhood; Identify the ages at which boys and girls started working in childhood; To characterize the types of child labor that they performed in childhood and whether there is differentiation between genders; To characterize the context of involvement with the offending act of boys and girls; and Analyze the implications of the work performed by boys and girls for deviant socialization. To reach the objectives, diagnostic questionnaires were applied to identify the early workers and the ages in which they began to work. From this stage 23 boys and 13 girls participated in a socio-educational measure of deprivation of liberty in two socio-educational units in the city of João Pessoa. Once the early workers were identified, two discussion groups were held, one with four male adolescents and the other with seven female adolescents. The themes discussed were related to child labor, gender and infractions. Additionally, a questionnaire was applied to verify access to public health, education and social assistance. Data analysis was performed using the Thematic Content Analysis technique proposed by Minayo (2014) for the discussion groups and a descriptive analysis of data for the questionnaires. Most boys started working at age 10 in culturally recognized activities as male activities, such as in the construction industry, while the majority of girls started at age 13 in culturally-attributed women's activities such as housework and child care Access to health, education and social assistance programs and services did not provide the necessary elements for their withdrawal from situations of vulnerability and risk such as child labor, including the worst forms. Girls have an average of 2.5 years of school delay, boys have 4.7 years. The data show that there is a relation between having worked early and the infractions, a relation that does not happen in an equitable way between the genders. It is hoped that this dissertation may contribute to broadening the discussions about the relationship between child labor, infractions and the gender issues that pervade it. |
| Palavras-chave: | Trabalho infantil Atos infracionais Socialização desviante Gênero Child labor Infractions Deviant socialization Genre |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Psicologia Social |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24479 |
| Data do documento: | 30-Abr-2019 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| HanaDeCastroDouradoAlmeida_Dissert.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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