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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24494
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ser estudante de Pós-graduação em tempos de bolsonarismo: analisando experiências diante do desmonte da pesquisa científica no Brasil |
Autor(es): | Costa, Felipe Franklin Anacleto da |
Primeiro Orientador: | Machado, Charliton José dos Santos |
Resumo: | Na década de 1990 mudanças nas políticas de avaliação inauguraram uma lógica produtivista e mercantil na pós-graduação brasileira. Apesar das políticas de expansão do ensino superior dos governos petistas, com maiores investimentos nas agências de fomento à pesquisa, tal dinâmica não sofreu grandes modificações, promovendo avanços, mas aprofundando diversas desigualdades. O governo Bolsonaro além de aprofundar esta lógica, tem descaracterizado a universidade e a pós-graduação brasileiras, reduzindo o orçamento público para a educação e a pesquisa, implicando no corte de bolsas de pós-graduação e no iminente risco de interrupção das atividades acadêmicas, elaborando projetos de privatização das universidades como o Future-se, desrespeitando a autonomia universitária ao nomear interventores como reitores, entre outras medidas. Através de entrevistas semiestruturadas, realizei uma análise comparativa entre as experiências de estudantes de programas de pós-graduação com conceito 4, o mínimo para possuir curso de doutorado, com sede na UFPB, e programas de pós graduação com conceito 6 e 7, considerados programas de excelência e reconhecimento internacional, situados no eixo Sul-Sudeste. Os cursos escolhidos foram Sociologia (PPGS/UFPB e PPGS/UFRGS), Antropologia (PPGA/UFPB e PPGAS/USP) e Educação (PPGE/UFPB e PPGE/UFMG) devido a dois fatores: a maior aproximação do pesquisador com alunos e professores destes programas na UFPB e a relação do objeto e das abordagens teórico-metodológicas da pesquisa com estas áreas. Dessa forma, foram entrevistados(as) 12 estudantes, dois de cada programa, um(a) do mestrado e outro(a) do doutorado, sendo sete mulheres e cinco homens. Apresento os resultados em torno de três eixos: 1) relações com os programas de pós-graduação, e 2) saúde mental, estratégias de autocuidado e resistência diante da atual conjuntura. |
Abstract: | In the 1990s, changes in the evaluation policies inaugurated a productivist and mercantile logic in Brazilian post-graduation studies. Despite the policies of expansion of higher education of the Petrobras governments, with greater investments in research funding agencies, this dynamic has not undergone major changes, promoting advances, but deepening various inequalities. The Bolsonaro government, in addition to deepening this logic, has mischaracterized the Brazilian university and graduate studies, reducing the public budget for education and research, implying the cut of graduate scholarships and the imminent risk of interruption of academic activities, elaborating projects of privatization of universities such as Future-se, disrespecting the university autonomy by appointing acting rectors, among other measures. Through semi-structured interviews, I carried out a comparative analysis between the experiences of students from graduate programs with concept 4, the minimum to have a doctorate course, based in UFPB, and graduate programs with concept 6 and 7, considered to be programs of excellence and international recognition, located in the South-Southeast axis. The courses chosen were Sociology (PPGS/UFPB and PPGS/UFRGS), Anthropology (PPGA/UFPB and PPGAS/USP) and Education (PPGE/UFPB and PPGE/UFMG) due to two factors: the greater proximity of the researcher with students and professors of these programs at UFPB and the relation of the object and the theoretical-methodological approaches of the research with these areas. In this way, 12 students were interviewed, two from each program, one from the master's program and another from the doctoral program, seven women and five men. I present the results around three axes: 1) relationships with the graduate program, and 2) mental health, self-care strategies and resistance to the current situation. |
Palavras-chave: | Pesquisa científica Pós-graduandos Universidade Educação Desmonte Scientific research Postgraduates University Education Dismantling |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Sociologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24494 |
Data do documento: | 30-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
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