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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24505
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento gramatical e capacidades precoces de processamento linguístico: a aquisição dos princípios A e B da teoria de ligação em Português Brasileiro (PB) |
Autor(es): | Marinho, Nathálya Fernandes Inácio |
Primeiro Orientador: | Ferrari Neto, José |
Resumo: | Os estudos em aquisição da linguagem têm evoluido significativamente, tendo em vista sua preocupação em estudar como a criança adquire uma língua em tão pouco tempo e de maneira tão natural. As pesquisas nessa área se baseiam em diferentes aspectos da aquisição, mas ressaltamos, na presente pesquisa, o desenvolvimento da capacidade linguística da criança em reconhecer relações correferenciais entre os elementos de uma sentença. Dentro desse tema, um dos mais significativos é o estudo das relações referenciais reguladas pelos princípios de ligação que são definidos pela Teoria da Ligação (Binding Theory – CHOMSKY, 1981). A presente pesquisa segue a linha de diversos trabalhos, como o de Chien e Wexler (1990) sobre a interpretação dos Princípios A e B por crianças de 5 anos falantes de inglês, sendo este considerado o trabalho inaugural nessa linha. Surgiram em seguida outros trabalhos igualmente focados na determinação do nível de domínio de aplicação dos princípios de ligação em tarefas de identificação correta dos referentes de pronomes e anáforas reflexivas, como os estudos de Padilla (1990), Avrutin & Wexler (1992), McKee (1992), Sigurjonsdóttir & Hyams (1992) Grodzinsky & Kave (1993) e Jakubowicz (1994), além dos trabalhos de Grolla (2010, 2011, 2012) com dados do português brasileiro (PB). Os dois experimentos aqui relatados têm por objetivo predominante abordar essas questões relativas à aquisição dos princípios de ligação. Utilizando a técnica experimental de cross modal picture selection task (McAFEE et al., 1993) objetivamos investigar se o processamento das relações anafóricas regidas pelos princípios de ligação A e B impõem diferenças, assumindo o tempo de processamento da relação anafórica do princípio como indicativo de custo procedimental. Além disso, procuramos caracterizar o processo de aquisição, por meio da comparação do desempenho de falantes em 3 faixas etárias distintas (3-5 anos; 6-8 anos; adultos), com vista a estabelecer possíveis diferenças entre esses grupos no tocante ao domínio do conhecimento acerca dos princípios de ligação. Por fim, através da análise dos índices de acerto dos sujeitos nas tarefas de reconhecimento do referente correto de pronomes e anáforas reflexivas, pretendemos prover mais evidências empíricas sobre a questão do papel dos princípios na interpretação de proformas. Em relação aos resultados do Experimento 1, afirmamos que os princípios de ligação impõem demandas procedimentais distintas, que se refletem nos tempos médios em que as relações anafóricas são processadas, uma vez que as sentenças em que havia a atuação do Princípio A foram processadas mais lentamente do que as sentenças em que havia a atuação do o Princípio B, além de apontarem para diferenças no custo do processamento entre as faixas etárias estudadas, indo exatamente no caminho do que era esperado. Os resultados do Experimento 2 foram semelhantes ao primeiro confirmando a hipótese de que a idade é um fator que influencia no processamento e que em PB não se confirma o atraso no processamento das sentenças com o princípio B. Com relação ao ele mesmo/ela mesma as crianças processaram mais lentamente as sentenças em que atuava o princípio A, e esse fato pode ser justificado pelo pouco uso dessa proforma em PB. |
Abstract: | Language acquisition studies have evolved significantly, seeing the concern to study how the child acquires a language in such a short time and in a natural way. Research in this area is based on different aspects of the acquisition, but in the present study, we highlight the development of the child's linguistic ability to recognize co-referential relationships between the elements of a sentence. Within this theme, one of the most significant is the study of the referential relations regulated by the binding principles that are defined by the Binding Theory (CHOMSKY, 1981). This research follows the line of several previous ones, such as the one by Chien and Wexler (1990) on the interpretation of Principles A and B by children of 5 years old, English native speaking, which is considered the inaugural work in this theme. Other works that were also focused on determining the level of domain of application of the binding principles in correctness identification tasks of the referents of reflexive pronouns and anaphora, such as the studies of Padilla (1990), Avrutin & Wexler (1992), McKee (1992), Sigurjonsdóttir & Hyams (1992) Grodzinsky & Kave (1993) and Jakubowicz (1994), besides the works of Grolla (2010, 2011, 2012) with data from Brazilian Portuguese (PB). The two experiments reported here have the main purpose to approach these questions related to the acquisition of binding principles. Using the experimental technique of cross-modal picture selection task (McAFEE et al., 1993) we aim to investigate if the processing of the anaphoric relations ruled by the binding principles A and B impose differences, implying that the processing time of the anaphoric relation of the principle as an indication of the procedural cost. Furthermore, we describe the acquisition process by comparing the performance of speakers in 3 distinct age groups (3-5 years, 6-8 years, adults), in order to establish possible differences between these groups in the domain of the binding principles. Finally, through the analysis of the correctness rate of the participants in the tasks of recognition of the correct referent of reflexive pronouns and anaphora, we intend to provide more empirical evidence on the question of the role of principles in the interpretation of the anaphora. With regard to the results of Experiment 1, we affirm that the binding principles impose different procedural demands, which are reflected in the average times in which the anaphoric relations are processed, since the sentences in which there was the action of the Principle A were processed more slowly than the sentences in which there was the action of Principle B, besides pointing to differences in the processing cost among the studied age groups, going exactly in the way of what was expected. The results of Experiment 2 were similar to the first one confirming the hypothesis that age is a factor that influences the processing and that in PB the delay in the processing of the sentences with principle B is not confirmed. In relation to ele mesmo/ela mesma, children processed more slowly the sentences in which principle A acted, and this fact can be justified by the little use of this anaphora in PB. |
Palavras-chave: | Aquisição da linguagem Correferência Princípios de ligação Language acquisition Correference Binding principles |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso embargado Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24505 |
Data do documento: | 6-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
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