Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24514
Tipo: Dissertação
Título: O uso de história em quadrinhos como estratégia de ensino e a aprendizagem sobre evolução biológica no ensino médio
Autor(es): Leite, Amonikele Gomes
Primeiro Orientador: Colavite, Alessandre Pereira
Resumo: O currículo de Biologia para o ensino médio traz para o professor o desafio de se trabalhar com diferentes conceitos e conhecimentos sobre toda uma diversidade de seres vivos, processos e mecanismos que, muitas vezes, se apresentam distantes do que o aluno observa em seu cotidiano. Para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma eficiente na disciplina de Biologia, o professor deve implementar atividades que contemplem a aprendizagem por investigação, promovendo a formação de conceitos, compreensão da dinâmica do trabalho científico, o desenvolvimento de pensamento crítico e a reflexão sobre os fenômenos naturais, estimulando à autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. Este trabalho, teve como como objetivo utilizar histórias em quadrinhos como estratégias didática, para facilitar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos referentes à Evolução Biológica. O estudo foi conduzido através da abordagem qualitativa e princípio da pesquisa participante. O estudo foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Adalgisa Teódulo da Fonseca, localizada no município de Itaporanga – PB. A amostragem foi composta por 25 estudantes distribuídos nas três turmas da 3ª série do Ensino Médio regular do turno manhã. O estudo sobre evolução biológica, com caráter investigativo, foi realizado a partir da estratégia de ensino HQ, onde os alunos tiveram contato com o conteúdo de forma atraente e participativa para a construção do conhecimento sobre evolução. Os dados da pesquisa foram coletados através da aplicação de questionário de sondagem inicial (reconhecer os conhecimentos prévios dos estudantes) e final (verificar se os alunos amentaram seu repertório de conhecimento), contendo perguntas abertas e/ou fechadas e das análises das atividades investigativas propostas aos estudantes. As questões abertas do questionário, possibilitaram respostas mais ricas e variadas e as fechadas maior facilidade na tabulação e análise dos dados. Os dados obtidos a partir da comparação de rendimento dos estudantes na aplicação inicial e final do questionário, foram tabulados e organizados em planilhas, usando o software Microsoft® Excel 2010 para construir os gráficos. A análise dos questionários nos permitiu observar se os estudantes ganharam repertório sobre a temática desenvolvida na aplicação do projeto.
Abstract: Biology curriculum for high school brings to the teacher the challenge of working with different concepts and knowledge about a diversity of living things, processes and mechanisms that are often far from what the student observes in their daily lives. For the teaching and learning process to occur efficiently in Biology, the teacher must implement activities that contemplate learning by investigation, promoting the formation of concepts, understanding of the dynamics of scientific work, the development of critical thinking and reflection on natural phenomena, stimulating the autonomy of students in the learning process. This work aimed to use comics as didactic strategies to facilitate the teaching and learning of content related to Biological Evolution. The study was conducted through a qualitative approach and the principle of participant research. The study was carried out at the Adalgisa Teódulo da Fonseca State High School, located in Itaporanga, PB. The sample was composed of 25 students distributed in three classes of the 3rd grade of regular high school in the morning shift. The study about biological evolution, with an investigative character, was carried out using the Comics teaching strategy, where students had contact with the content in an attractive and participatory way for the construction of knowledge about evolution. The research data were collected through the application of an initial (to recognize the students' previous knowledge) and a final (to verify if the students increased their knowledge repertoire) probing questionnaire, containing open and/or closed questions, and through the analysis of the investigative activities proposed to the students. The open questions in the questionnaire allowed richer and more varied answers, while the closed questions made it easier to tabulate and analyze the data. The data obtained from the comparison of student performance in the initial and final application of the questionnaire were tabulated and organized in spreadsheets, using Microsoft® Excel 2010 software to build the graphs. The analysis of the questionnaires allowed us to observe whether the students gained repertoire on the theme developed during the application of the project.
Palavras-chave: Ensino por investigação
Metodologias ativas
Ensino de Biologia
Teaching by investigation
Active methodologies
Biology teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Biologia Molecular
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24514
Data do documento: 28-Fev-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AmonikeleGomesLeite_Dissert.pdf6,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons