Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2455
metadata.dc.type: TCC
Title: Uso do ambiente virtual de aprendizagem moodle na concepção dos docentes do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.creator: SILVA, Gláucia Ferreira da
metadata.dc.contributor.advisor1: NASCIMENTO, Genoveva Batista do
metadata.dc.contributor.referee1: ROCHA, Maria Meriane Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: COSTA, Suzana Queiroga da
metadata.dc.description.resumo: Analisa a concepção dos professores do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB sobre a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem – MOODLE, como apoio em suas disciplinas. A amostra é composta por 27 (vinte e sete) docentes. A pesquisa configura-se como descritiva, exploratória e bibliográfica. Para a coleta dos dados, utilizamos um questionário e para análise destes dados nos reportamos as abordagens quanti-qualitativa. Conclui-se que maioria dos docentes conhecem, consideram importante e já participaram de curso relacionado ao uso do ambiente moodle, e isto presupõe que os mesmos estejam inteirados no uso desta ferramenta em sua vida acadêmica, buscando aprimorar seus conhecimentos através de cursos de capacitação, palestras, entre outras atividades de divulgação. Quanto a utilização do ambiente moodle como apoio em suas aulas 26% disseram que utilizam e 74% disseram que não utilizam, devido a dificuldade do acesso dos alunos ao conteúdo da disciplina e por não saber utiliza-lo.
Abstract: analyze the conceptions of the professors of the Information Sciences Department of the Federal University of Paraíba-- UFPB about the Virtual Learning Environment – Moodle, as an auxiliary tool. The sample is formed by 27 professors. The research configures itself as descriptive, explorative and bibliographic. A questionary was used to collect data, and the analysis was related to the quanti-qualitative approaches. The feedback brings the conclusion that most of the professors know and find the Moodle important and had already participated in courses related to the utilization of the Moodle Environment; that presupposes the awareness of the professors about the utilization of this tool in their academic duties, seeking improvements through training courses, conferences and similar divulgation events. On the utilization of the Moodle Environment as an auxiliary tool in their classes, 26% of the professors said that they do utilize and 74% said don´t, due to access difficulties experienced by the students and also lack of skills on how to utilize it.
Keywords: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
MOODLE
ENSINO E APRENDIZAGEM
FORMAÇÃO ACADÊMICA EM BIBLIORECONOMIA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2455
Issue Date: 16-Dec-2012
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GFS27092017.pdf711,11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons