Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2463
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Miranda Meira-
dc.date.accessioned2017-09-28T12:07:41Z-
dc.date.available2017-07-25-
dc.date.available2017-09-28T12:07:41Z-
dc.date.issued2017-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2463-
dc.description.abstractThis final project aims to do an analysis and reflection on truancy on youth and adult education (EJA), of the Municipal School of basic education and EJA Monsignor João Coutinho, based on the rationale that if observed a considerable number of circumvention in this school of João Pessoa. The work is based on theoretical foundations of authors such as: (FREIRE, 1987); (PATTO, 1996); (ARROYO, 1991); (MARK, 2009). According to the records obtained by the school for the past three years, the number of students enrolled in the EJA 404 era (404) students, of these, 199 (199) escaped and 41 students (41) failed. From this arises the following sampling problem: what are the causes of dropout and repetition in cycles of adult and youth education in this institution? To respond to the problem, the work aims to know the reasons that lead the students to leave the school, from the perception of students and teachers of the institution. We opted for a qualitative approach without despising quantitative data. For collection of the information was held for observation, interviews and questionnaires to teachers, students and the principal of the school. As regards the results harvested one realizes that most of the students had no opportunity to give continuity to the studies, by the fact that some had to work early, and in the period in which they should devote themselves to studies was necessary to help the family support, the fatigue factor, violence, motivation, family and learning at school also made these evadissem school students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-28T12:07:41Z No. of bitstreams: 1 MMB25072017.pdf: 1436890 bytes, checksum: 3c38a3ccd24734076a36b679ce32b47c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-28T12:07:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MMB25072017.pdf: 1436890 bytes, checksum: 3c38a3ccd24734076a36b679ce32b47c (MD5) Previous issue date: 2017-06-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleEvasão escolar: uma difícil realidade da educação de jovens e adultos na escola municipal de ensino fundamental e EJA monsenhor João Coutinhopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Furtado, Quézia Vila Flor-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795834940015902pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Edna Maria Lopes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3922969982792478pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Luciano Souza-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo fazer uma análise e reflexão sobre a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal de ensino fundamental e EJA Monsenhor João Coutinho, partindo da justificativa de que se observou um número considerável de evasão nessa escola de João Pessoa. O trabalho apoia-se em fundamentos teóricos de autores como: (FREIRE, 1987); (PATTO, 1996); (ARROYO, 1991); (MENEZES, 2009). De acordo com os registros obtidos pela escola nos últimos três anos, o número de alunos matriculados na EJA era de 404 (quatrocentos e quatro) alunos, desses, 199 (cento e noventa e nove) evadiram-se e 41 alunos (quarenta e um) foram reprovados. A partir desta amostragem surge a seguinte problemática: Quais as causas da evasão e repetência nos ciclos da Educação de Jovens e Adultos nessa instituição? Para responder à problemática, o trabalho tem como objetivo conhecer os motivos que levam os educandos a deixar a escola, a partir da percepção de alunos e educadores da instituição investigada. Optou-se pela abordagem qualitativa sem desprezar os dados quantitativos. Para coleta das informações realizou-se observação, entrevistas e aplicação de questionários aos professores, alunos e diretora da escola. No tocante aos resultados colhidos percebe-se que grande parte dos alunos não tiveram oportunidade de dar continuidade aos estudos, pelo fato de que alguns tiveram que trabalhar cedo, e no período em que deviam dedicar-se aos estudos era necessário ajudar a família no sustento, o fator cansaço, a violência, a desmotivação,a família e a dificuldade de aprendizagem na escola também fizeram com que estes alunos evadissem da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MMB25072017.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.