Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2464
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Cacilda Souza de-
dc.date.accessioned2017-09-28T12:46:52Z-
dc.date.available2017-08-04-
dc.date.available2017-09-28T12:46:52Z-
dc.date.issued2017-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2464-
dc.description.abstractThis work was carried out in the municipality of Conde, with the general objective of knowing the experiences and pedagogical practices of teachers in a kindergarten in the field, in which the specific objectives were: to identify the pedagogical practices of early childhood education Antônio de Souza Maranhão Junior, Recognizing the policies of children's education in the field, and characterize the pedagogical practices of Early Childhood Education in the Field. The research is qualitative, exploratory and analytical in nature. The investigation procedures used were observation, semi- structured interviews with teachers of the referred Day Care and analysis of documents. The study is based on authors who deal with the theme of Infantile Education in the Field, such as: Silva (2012); Pasuch (2012); Da Silva (2012); Caldart, (2012). Regarding the results, it was possible to infer that the Antônio Souza Maranhão Junior crèche partially meets the requirements of the Basic Infrastructure Parameters for Early Childhood Education Institutions, but does not comply with the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education of 2009, art. 8, paragraph 3 that deals with the adaptations of the pedagogical proposals of the institutions of Early Childhood education that attend the children of the field. It was also identified that in spite of the structural deficiencies discordant to the Parameters, in terms of infrastructure and professionals, the nursery has a very dedicated team of teachers, however, they need training to better develop their practices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-28T12:46:52Z No. of bitstreams: 1 CSM04082017.pdf: 1742546 bytes, checksum: 42178ca9baa939dd3a711286fced57e8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-28T12:46:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CSM04082017.pdf: 1742546 bytes, checksum: 42178ca9baa939dd3a711286fced57e8 (MD5) Previous issue date: 2017-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleAs práticas pedagógicas da educaçao infantil do campo: o caso da creche Antônio Souza Maranhão Júnior na zona rural do Condept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Maria do Socorro Xavier-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6786292528944682pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Adelaide Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8807229073239419pt_BR
dc.contributor.referee2Castro Neto, Mariano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0704796694712785pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se deu no município do Conde, tendo como objetivo geral, conhecer as experiências e práticas pedagógicas de professores(as) de uma creche do campo, em que, os objetivosespecíficos foram:identificar as práticas pedagógicas da educação infantil da creche Antônio de Souza Maranhão Junior, reconhecendo as políticas de educação infantil do campo, e caracterizar as práticas pedagógicas de Educação Infantil no Campo. A pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter exploratório e analítico. Os procedimentos de investigação utilizados foram: observação, entrevistas semiestruturadas com professoras da referida Creche, e análise de documentos. O estudo fundamenta-seem autores que tratam da temática Educação Infantil do Campo, tais como: Silva (2012); Pasuch (2012);Da Silva (2012); Caldart, (2012).No tocante aos resultados, foi possível inferir que a creche Antônio Souza Maranhão Junior, atende parcialmente as exigências previstas nos Parâmetros Básicos de Infraestruturas para Instituições de Educação Infantil, porém, não atende às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil de 2009, art. 8o, §3o que trata das adaptações das propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil que atendem às crianças do campo. Identificou-se também, que apesar das deficiências estruturais discordantes dos Parâmetros, em termos de infraestrutura e de profissionais, a creche conta com uma equipe de professores muito dedicada, no entanto, necessitam de capacitação para melhor desenvolver suas práticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSM04082017.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.