Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2465
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Anna Paula Balbino de-
dc.date.accessioned2017-09-28T13:04:26Z-
dc.date.available2017-08-11-
dc.date.available2017-09-28T13:04:26Z-
dc.date.issued2016-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2465-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the knowledge about the Peasant Leagues at the State School of Elementary Education Boa Vista (Sapé-PB). And as specific objectives: to identify in said school, the lack (or presence) of the subject in the school curriculum; To problematize the various factors that may have led to non-thematic approach of the leagues in the school investigated. For that, our methodology was of qualitative approach, with bibliographical, documentary and field analysis. Our hypothesis has been proven and consisted in considering that the education of the countryside is not yet aimed at the peasants, in order to attend to the historical memory of the rural people. In this sense, it is necessary to attend to what the National Curricular Common Base (2016) and the Field Education Operational Guidelines (2002) proclaim about the teaching of the history of the Peoples of the Field, in respect to their memory and the necessary curricular articulation with The local knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-28T13:04:26Z No. of bitstreams: 1 APBA11082017.pdf: 1617123 bytes, checksum: aa246a85c68281cc27459d158e9957d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-28T13:04:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 APBA11082017.pdf: 1617123 bytes, checksum: aa246a85c68281cc27459d158e9957d1 (MD5) Previous issue date: 2016-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLigas camponesaspt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.titleLigas camponesas: a importância das ligas camponesas no currículo escolar na escola estadual de ensino fundamental Boa Vista (Sapé-PB)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Romão de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2018294420248088pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Fábio do Nascimento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4266036935990040pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar o conhecimento sobre as Ligas Camponesas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Boa Vista (Sapé-PB). E como objetivos específicos: identificar na referida escola, a falta (ou presença) do assunto no currículo escolar; problematizar os diversos fatores que pode ter levado a não abordagem temática das Ligas, na escola investigada. Para tanto, a nossa metodologia foi de abordagem qualitativa, com análise bibliográfica, documental e de campo. A nossa hipótese foi comprovada e consistiu em considerar que a educação do campo ainda não é voltada para os camponeses, no sentido de atender a memória histórica dos povos do campo. Nesse sentido, se faz necessário atender o que apregoa a Base Nacional Comum Curricular (2016) e as Diretrizes Operacionais da Educação do Campo (2002) sobre o ensino da história dos Povos do Campo, em respeito a sua memória e a articulação curricular necessária com os saberes locais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APBA11082017.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.