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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24685
Tipo: | TCC |
Título: | Sistema computacional de otimização para um mecanismo de frenagem à tambor de sapatas internas longas e de sapatas externas curtas |
Autor(es): | Barbosa, Luana Maria Gomes Macêdo |
Primeiro Orientador: | Lima Júnior, José Carlos de |
Resumo: | Os processos de dimensionamento e otimização de sistemas mecânicos são etapas cruciais e extensas do projeto, sendo, portanto, bastante suscetíveis a erros. Visando a celeridade do projeto e a diminuição da ocorrência desses ditos erros, este trabalho irá detalhar o desenvolvimento de um sistema computacional desenvolvido em VBA aplicada no Excel, que tem por objetivo a otimização de alguns parâmetros de sistemas de freio a tambor, tais como a largura da sapata e a distância entre o pino de articulação e a linha de ação da força. Dentre as diversas possíveis configurações que os sistemas de freios a tambor podem assumir, serão alcançados pelo sistema desenvolvido dois casos específicos; um de sapatas internas longas e o outro de sapatas externas curtas, ambos com configurações pré-estabelecidas. Para o primeiro sistema será otimizada a variável “largura da sapata”, já para o segundo será otimizada a “distância entre o pino de articulação e a linha de ação da força”. O código desenvolvido será aplicado a problemas adaptados extraídos de bibliografias comuns com o intuito de exemplificar o funcionamento do programa e validar o sucesso desse trabalho. |
Abstract: | The process of dimensioning and optimization of mechanical systems are crucial and extensive design’s steps, therefore, are quite susceptible to mistakes. Aiming at design celerity and decreasing the occurrence of said mistakes, this work will detail the development of an automated Excel worksheet, using the code language VBA, which has as objective the optimization of some drum brake system’s parameters. Among the several possible setups that a drum brake system can assume, two specific cases will be reached by the developed program; one for long inner shoe brakes and other for short outer shoe brakes, both with pre established setups. For the first system, the variable which will be optimized is the “shoe brake width”, for the second one, will be the “distance between the articulation point and the force’s action line”. The developed code will be applied to adapted problems extracted from common bibliographies in order to exemplify the functioning of the program and validate the success of this work. |
Palavras-chave: | : Sistemas de freio Excel sapatas VBA |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Engenharia Mecânica |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24685 |
Data do documento: | 1-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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