Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24711Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Edvânia Faustino dos | - |
| dc.date.accessioned | 2022-09-27T13:38:48Z | - |
| dc.date.available | 2022-06-28 | - |
| dc.date.available | 2022-09-27T13:38:48Z | - |
| dc.date.issued | 2022-06-15 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24711 | - |
| dc.description.abstract | The main objective of this work is to report an experience with activities aimed at reading and writing of the News as a linguistic genre, carried out within the scope of the project "life in moviment: reading the facts of everyday life", in an 8th grade class, morning shift, at Escola Municipal Luiz Joaquim dos Santos, in the city of Cuité de Mamanguape - PB. Ten classes were held, based on the Didactic Sequence procedure by Dolz, Noverraz and Scheneuwly (2004). The theoretical basis, we resort to Soares (1998); Emiliano (2004/2006); Benassi (2007); Caregnatto and Costa-Hübes (2008/2009); Silva da Rosa e Zanotto (2009) Bakhtin (2003); in addition to Barbosa (2001) and Lage (2001). In addition to the experience report, three of the xx textual productions collected during the project were analyzed. The texts showed that, in general, the students understood the structural and linguistic characteristics of the News genre. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2022-09-27T13:38:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EFS28062022.pdf: 562798 bytes, checksum: 3fa35ac472dd501eee813f4753f94523 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-27T13:38:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EFS28062022.pdf: 562798 bytes, checksum: 3fa35ac472dd501eee813f4753f94523 (MD5) Previous issue date: 2022-06-15 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Gênero textual "notícia" | pt_BR |
| dc.subject | Relato de experiência | pt_BR |
| dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
| dc.title | "Lendo os fatos do cotidiano": relato de experiência, em uma turma do ensino fundamental, envolvendo o gênero notícia | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Fernando Alves de | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como principal objetivo relatar uma experiência com atividades voltadas à leitura e escrita do gênero “Notícia”, realizadas no âmbito do projeto “Vida em movimento: lendo os fatos do cotidiano”, em uma turma do 8º ano, turno da manhã, na Escola Municipal Luiz Joaquim dos Santos, na cidade de Cuité de Mamanguape - PB. Foram realizadas 10 aulas, tomando como base o procedimento de Sequência Didática de Dolz, Noverraz e Scheneuwly (2004). Como fundamentação teórica, recorremos a Soares (1998); Emiliano (2004/2006); Benassi (2007); Caregnatto e Costa-Hübes (2008/2009); Silva da Rosa e Zanotto (2009); Bakhtin (2003); Barbosa (2001) e Lage (2001). Além do relato de experiência, foi feita a análise de três das treze produções textuais coletadas ao longo do projeto. Os textos mostraram, que, de forma geral, os alunos entenderam as características estruturais e linguísticas do gênero “Notícia”. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EFS28062022.pdf | 549,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
