Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24723
Tipo: TCC
Título: Matemática na ida ao supermercado: a importância da matemática na economia doméstica
Autor(es): Barreto, Ana Vilma Queiroz Barreto
Primeiro Orientador: Silva, Felipe Wallison Chaves
Resumo: A pesquisa realizada busca enfatizar a utilidade da Matemática básica na ida ao supermercado seja loja física ou e-commerce. Foi vista primeiramente a Aritmética da configuração das frutas ou produtos alimentícios que podem ser armazenados em pilhas em formato de pirâmide de base triangular e a presença dos códigos de barras nos produtos. Nos exemplos práticos verificou-se qual embalagem oferecia melhor vantagem financeira observando o preço, o peso comparando com as demais disponíveis. Então fazendo o uso da Matemática básica, além da avaliação das medidas, do tamanho das embalagens, dos preços e do peso foram analisadas as porcentagens nas promoções e a noção de conjunto na organização das gôndolas nos supermercados. Daí, a importância de fazer a comparação entre produtos que vão desde a preferência por alguma marca até à análise do preço antes de comprá-los. Na relação supermercado e educação financeira destacou-se a importância do bom gerenciamento das finanças domésticas com destaque nas formas de pagamento à vista e a prazo e nos meios utilizados para fazer as compras seja em supermercado (loja física ou loja virtual). Descreveu-se Projetos pedagógicos envolvendo o supermercado fictício que foram realizados dentro da escola e um Projeto específico de supermercado virtual com o uso de um software. Em ambos foi destacado o uso da Matemática básica como a proporcionalidade, a porcentagem, a conversão de medidas e operações, além de trabalharem a questão do dinheiro na hora de comprar, dar desconto e passar o troco. Essas experiências foram realizadas com o propósito de proporcionar aos estudantes uma forma divertida de se familiarizar com a Matemática e refletir sobre as situações relacionadas à compra, à venda e à valorização do uso consciente do dinheiro.
Abstract: The research carried out seeks to emphasize the usefulness of basic Mathematics when going to the supermarket, whether physical store or e-commerce. First, the Arithmetic of the configuration of fruits or food products that can be stored in pyramid-shaped piles with a triangular base and the presence of bar codes on the products was seen. In the practical examples, it was verified which packaging offered the Best financial advantage, observing the price, the weight compared to the others available. Then, making use of basic Mathematics, in addition to evaluating the measurements, the size of the packages, the prices and the weight, the percentages in the promotions and the notion of a set in the organization of the shelves in the supermarkets were analyzed. Hence, the importance of comparing products ranging from preference for a brand to analyzing the price before buying them. In the supermarket and financial education relationship, the importance of good management of domestic finances was highlighted, with emphasis on the forms of payment in cash and on installments and the means used to make purchases, whe ther in supermarkets (physical store or virtual store). Pedagogical projects involving the fictitious supermarket that were carried out within the school and a specific virtual supermarket project with the use of software were described. In both, the use of basic mathematics was highlighted,suchas proportionality, percentage, conversion of measures and operations, inaddition to working on the issue of Money when buying, discouting and changing change. These experiments were carried out with the purpose of providing students with a fun way to become familiar with Mathematics and reflect on situations related to buying, selling and valuing the conscious use of money.
Palavras-chave: Matemática básica
Educação financeira - Supermercado
Gerenciamento das finanças domésticas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24723
Data do documento: 20-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVQB27092022.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.