Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24760
Tipo: Dissertação
Título: Relações de concordância verbal envolvendo as variantes nós e a gente no português brasileiro: uma proposta didática
Autor(es): Lima, Fábio Ronne de Santana
Primeiro Orientador: Vieira, Francisco Eduardo
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar uma proposta didática a partir do comportamento variável das relações de concordância verbal envolvendo a primeira pessoa do plural (CV de 1PP), nós e a gente, na produção de textos escritos de estudantes do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º e do 3º ano do Ensino Médio. Para tanto, apresentamos reflexões teórico-metodológicas acerca da necessidade multiteórica requerida para o ensino de língua e de gramática. Como direcionamento, sustentamos a discussão com base na pedagogia culturalmente sensível, a pedagogia da variação linguística (BORTONI-RICARDO, 2009 [2004]; 2005; 2017; FARACO, 2015), e usufruímos da proposta de ensino de gramática em três eixos (VIEIRA, 2017a; 2017b; 2017c). No aspecto teórico-metodológico, realizamos uma pesquisa do tipo quanti-qualitativa, de natureza aplicada, sob uma abordagem dialética, com método de pesquisa-ação, ancorados pela análise da Sociolinguística variacionista (LABOV, 2008 [1972]) e Sociolinguística educacional (BORTONI-RICARDO, 2009 [2004]; 2005). Como instrumentos, utilizamos a produção de escrita de cartas de 32 estudantes da Educação Básica, da cidade de Juazeiro, na Bahia. Cada colaborador criou uma carta pessoal e uma carta de solicitação. Submetemos esses dados à análise estatística, por meio do programa GoldVarb-X, e constatamos que a variante nós, na variável forma pronominal, e a variante carta pessoal, na variável gênero textual, favoreceram a manutenção da concordância não-padrão. A proposta didática que construímos oferece um bloco de atividades comentadas, valendo-se da pedagogia da variação linguística, cujo intuito é o ensino produtivo de gramática e a reflexão sociolinguística acerca das variantes da CV de 1PP, tanto na gramática tradicional quanto nas variedades efetivamente em uso.
Abstract: This research aims to present a didactic proposal based on the variable behavior of verbal agreement relations involving the first person plural (CV of 1PP), nós and a gente, in the production of written texts by 8th and 9th grade students. Elementary School and the 2nd and 3rd year of High School. Therefore, we present theoretical-methodological reflections about the multi-theoretical need required for the teaching of language and grammar. As a guideline, we support the discussion based on culturally sensitive pedagogy, the pedagogy of linguistic variation (BORTONI-RICARDO, 2009 [2004]; 2005; 2017; FARACO, 2015), and we take advantage of the proposal of teaching grammar in three axes (VIEIRA , 2017a; 2017b; 2017c). In the theoretical-methodological aspect, we carried out a quantitative qualitative research, of an applied nature, under a dialectical approach, with an action research method, anchored by the analysis of variationist sociolinguistics (LABOV, 2008 [1972]) and educational sociolinguistics (BORTONI -RICARDO, 2009 [2004]; 2005). As instruments, we used the writing production of 32 Basic Education students from the city of Juazeiro, Bahia. Each contributor created a personal letter and a letter of request. We submitted these data to statistical analysis, using the GoldVarb X program, and found that the variant nós, in the variable pronominal form, and the variant personal letter, in the variable textual genre, favored the maintenance of non-standard agreement. The didactic proposal that we built offers a block of commented activities, making use of the pedagogy of linguistic variation, whose purpose is the productive teaching of grammar and sociolinguistic reflection on the variants of the CV of 1PP, both in traditional grammar and in the varieties effectively in use.
Palavras-chave: Sociolinguística educacional
Concordância verbal
Primeira pessoa do plural
Educational sociolinguistics
Verbal agreement
First person plural
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24760
Data do documento: 27-Abr-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FábioRonneDeSantanaLima_Dissert.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons