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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24779
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Farias Neto, João Soares | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-28T20:06:00Z | - |
dc.date.available | 2022-08-13 | - |
dc.date.available | 2022-09-28T20:06:00Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24779 | - |
dc.description.abstract | The energy currently consumed by the Federal University of Paraíba (UFPB) exceeds, in some periods, the demand limits contracted by the university, which can result in tariff fines and consequently an increase in expenses. This increase in costs could be avoided by managing energy demand through an intelligent electrical grid by adding Electric Vehicles (EVS) that compensate for excess demand by injecting power into the grid when necessary. In this context, this work addresses a case study on the possibility of integrating an intelligent electrical grid with Vehicle to Grid (V2G) as a demand management mechanism, considering its technical and economic feasibility, as well as an impact analysis methodology. of the insertion of EVs in electrical networks available for use by other authors. For that, it was considered the survey of the percentage of the increase of electric vehicles in Paraíba, the study of the scenarios of opportunity for charging vehicles at the university, the possibility of supplying energy from the vehicle to the UFPB network and the impact on the electric network. of the university without and with load management. The results show that EVs operating with the V2G network can reduce up to 77.66% of fines without consumer benefits from load management, and this financial savings could be used as an incentive for EV owners to allow the exchange of energy with the university's network during the period of stay at UFPB. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-09-21T10:56:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoãoSoaresFariasNeto_Dissert.pdf: 29597203 bytes, checksum: 2e9d1ea8363e2fe07d0a9cb1badd00c8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-09-28T20:06:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoãoSoaresFariasNeto_Dissert.pdf: 29597203 bytes, checksum: 2e9d1ea8363e2fe07d0a9cb1badd00c8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-28T20:06:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoãoSoaresFariasNeto_Dissert.pdf: 29597203 bytes, checksum: 2e9d1ea8363e2fe07d0a9cb1badd00c8 (MD5) Previous issue date: 2022-07-29 | en |
dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Veículo para rede | pt_BR |
dc.subject | Redes elétricas inteligentes | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Vehicle to grid | pt_BR |
dc.subject | Smart electric grids | pt_BR |
dc.subject | Electrics vehicles | pt_BR |
dc.title | Análise do impacto da inserção de veículos elétricos na rede elétrica da UFPB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Salvadori, Fabiano | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0735993399553280 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Gehrke, Camila Seibel | - |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5697056374420574 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9223840745582858 | pt_BR |
dc.description.resumo | A energia consumida atualmente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ultrapassa em alguns períodos os limites de demanda contratada pela universidade, o que pode acarretar em multas tarifárias e consequentemente aumento de despesas. Esse acréscimo de custos poderia ser evitado a partir da gestão da demanda energética por meio de uma rede elétrica inteligente agregando Veículos Elétricos (VEs) que compensem o excedente de demanda injetando potência na rede quando necessário. Nesta conjuntura, este trabalho aborda um estudo de caso sobre a possibilidade de integração de uma rede elétrica inteligente com Vehicle to Grid (V2G) como mecanismo para gestão de demanda tendo em vista sua viabilidade técnica e econômica, além de uma metodologia de análise de impactos da inserção de VEs em redes elétricas disponível para a utilização de outros autores. Para tanto, considerou-se o levantamento do percentual do aumento de veículos elétricos na Paraíba, o estudo dos cenários de oportunidade de carregamento dos veículos na universidade, a possibilidade de fornecimento de energia do veículo para a rede da UFPB e o impacto na rede elétrica da universidade sem e com o gerenciamento de cargas. Os resultados mostram que os VEs operando com a rede em V2G podem reduzir até 77,66% das multas sem benefícios para o consumidor a partir do gerenciamento de cargas, e está economia financeira poderia ser utilizada como incentivo para que os proprietários de VEs permitam a troca de energia com a rede da universidade durante o período de permanência na UFPB. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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