Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24791
Tipo: Dissertação
Título: Percepção dos estudantes de uma escola pública do estado do Rio Grande do Norte sobre a Caatinga e a Mata Atlântica: investigando através de aulas de campo virtuais e presenciais
Autor(es): Cunha, Márcio Gley
Primeiro Orientador: Camarotti, Maria de Fátima
Resumo: Os Biomas Brasileiros quase sempre são vistos sem sua devida contextualização, ficando o estudante limitado a memorizar conceitos e visualizar algumas imagens, sem relacioná-las com o ambiente ao seu redor. Objetivou-se então desenvolver aulas de campo, como modalidade didática, tornando-a uma ferramenta investigativa que proporcionasse ao estudante um contato direto com seu objeto de estudo, permitindo a ele a construção do seu próprio conhecimento sobre a Caatinga e a Mata atlântica, únicos Biomas no Rio Grande do Norte. Além de diagnosticar os conhecimentos dos estudantes sobre esses ambientes, pode-se caracterizar através de pesquisas e contatos com a fauna e a flora (presenciais e virtuais) e também promover a Alfabetização Científica (AC), possibilitando, ao final do processo, estabelecer conexões do objeto de estudo com o seu cotidiano. Diante do cenário apresentado realizou-se o presente trabalho com 16 estudantes de uma turma da terceira série da Escola Estadual Desembargador Vicente Lemos, em Senador Elói de Souza/RN. Utilizou-se a pesquisa qualitativa e quantitativa como abordagens necessárias para entendimento das percepções e a observação participante para a obtenção de dados dos estudantes sobre Biomas do RN. Os dados foram coletados a partir da aplicação de duas sequências didáticas (SD) que foram realizadas remotamente pelo aplicativo Google Meet, com momentos síncronos e assíncronos no período de fevereiro a setembro de 2021, que foram gravados, transcritos, analisados, categorizados e interpretados. As sequências tiveram ênfase nas aulas de campo, presencial e virtual, com a elaboração de roteiros para saídas a campo presenciais pelos estudantes individualmente ou em duplas, respeitando os protocolos estabelecidos pelos decretos da Secretaria de Saúde do RN. Os estudantes exploraram o entorno de suas residências, tendo como orientação um roteiro produzido coletivamente, além de buscas em sites de vídeos, sobre os ambientes estudados, nos quais eles pudessem se sentir inseridos. Ao final das atividades foi aplicado um questionário avaliativo para aferir o aprendizado. Durante o processo o protagonismo estudantil foi evidenciado na produção dos roteiros, tendo o professor atuado como mediador, sendo os estudantes atores ativos do processo, objetivando a verificação da percepção dos estudantes durante e após o percurso sobre Caatinga e Mata Atlântica. Durante a execução foi criada uma página no Instagram e como produto final um Guia Didático de “aula de campo virtual”, tudo isso mediado pelo uso das TIDC (YouTube, Google Meet, Google Forms, Instagram, Padlet, Poll Everywhere®, Playposit e WhatsApp). Conclui-se que os estudantes se mostraram entusiasmados em realizar as aulas de campo e a internalização dos conhecimentos se mostrou presente nas respostas do questionário avaliativo, bem como durante todo o processo, evidenciado pelo encadeamento de ideias trazidas à discussão, nas quais as problemáticas centrais trouxeram novos elementos ao debate e a curiosidade em buscar por respostas se marcou sempre presente em todo o processo.
Abstract: The Brazilian Biomes are almost always seen without their proper contextualization, leaving the student limited to memorizing concepts and visualizing some images, without relating them to the environment around them. The goal was then to develop field classes, as a didactic modality, making it an investigative tool that would provide students with a direct contact with their object of study, allowing them to build their own knowledge about the Caatinga and the Atlantic Forest, the only Biomes in Rio Grande do Norte. Besides diagnosing the students' knowledge about these environments, it can be characterized through research and contact with the fauna and flora (face-to-face and virtual) and also promote Scientific Literacy (CA), enabling, at the end of the process, to establish connections between the object of study and their daily lives. Given this scenario, the present work was carried out with 16 students from a third grade class of the Desembargador Vicente Lemos State School, in Senador Elói de Souza/RN. Qualitative and quantitative research was used as necessary approaches to understand the perceptions and participant observation to obtain data from the students about Biomes of RN. The data were collected from the application of two didactic sequences (DS) that were conducted remotely by Google Meet application, with synchronous and asynchronous moments in the period from February to September 2021, which were recorded, transcribed, analyzed, categorized and interpreted. The sequences had an emphasis on field classes, face-to face and virtual, with the development of scripts for face-to-face field trips by students individually or in pairs, respecting the protocols established by the decrees of the Health Secretariat of RN. The students explored the surroundings of their homes, having as orientation a collectively produced script, besides searches in video sites, about the studied environments, in which they could feel inserted. At the end of the activities, an evaluation questionnaire was applied to assess what they had learned. During the process, the student protagonism was evidenced in the production of the scripts, with the teacher acting as a mediator, and the students being active players in the process, aiming to verify the students' perception during and after the journey about Caatinga and Atlantic Forest. During the execution, a page was created on Instagram and as a final product a Teaching Guide of a "virtual field class", all mediated by the use of ICTs (YouTube, Google Meet, Google Forms, Instagram, Padlet, Poll Everywhere®, Playposit and WhatsApp). We conclude that the students were enthusiastic about doing the field classes and the internalization of knowledge was present in the answers of the evaluative questionnaire, as well as during the whole process, evidenced by the chain of ideas brought to the discussion, in which the central problems brought new elements to the debate and the curiosity in searching for answers was always present throughout the process.
Palavras-chave: Protagonismo
Ensino de Biologia
Viés investigativo
Problematização
Aulas de campo
Protagonism
Biology teaching
Investigative bias
Problematization
Field classes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Biologia Molecular
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
Tipo de Acesso: Acesso embargado
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24791
Data do documento: 6-Mai-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MárcioGleyCunha_Dissert.pdf3,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons