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metadata.dc.type: TCC
Title: Fontes de informações especializadas: papel da biblioteca setorial na formação de competência informacional dos alunos de pós-graduação do CCJ
metadata.dc.creator: SOUZA, Aline Barbosa de
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Izabel França de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SANTOS, Edilene Toscano Galdino dos
metadata.dc.contributor.referee1: PAIVA, Eliane Bezerra
metadata.dc.contributor.referee2: SOUSA, Ana Cláudia Medeiros de
metadata.dc.description.resumo: Objetiva identificar a importância da Biblioteca setorial do CCJ/UFPB quanto à formação dos alunos do Programa de Pós-graduação de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba no uso das fontes de informações jurídicas. Enfatiza também a importância das bibliotecas especializadas no acesso a informação, no qual busca promover e disponibilizar informação com qualidade, apoiando e colaborando com as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Instituição. As bibliotecas universitárias devem considerar as necessidades específicas de cada segmento de usuários. Apresenta as habilidades do bibliotecário como mediador do processo de busca e recuperação da informação e ressalta a importância desses profissionais conhecerem essas necessidades possibilitando a orientação no uso das ferramentas adequadas para o acesso a informação. As fontes de informação são materiais informativos usados para fazer uma pesquisa sobre determinado assunto e podem ser orais, impressas ou digitais. É necessário conhecer as diferentes fontes de informação nos seus diversos suportes para a tomada de decisão. As bibliotecas passam a assumir importante função no desenvolvimento de competências informacionais, os discentes devem estar em contínuo contato com o mundo informacional, para desenvolver habilidades e competências para atuar de forma efetiva com a informação. Metodologicamente adotou-se a abordagem qualitativa e a pesquisa exploratória e como instrumento de coleta dos dados a recorreu-se a aplicação de questionários com perguntas subjetivas e objetivas. A biblioteca setorial do CCJ dispõe de vários volumes e títulos, e o seu acervo é composto por obras relevantes para pesquisas acadêmicas na área jurídica. Verificou-se a competência informacional dos estudantes no uso das fontes de informações em diversos suportes (impressa, digital ou virtual) para realização do levantamento bibliográfico necessário a construção dos trabalhos acadêmicos. Observou-se que os alunos do PPGCJ não frequentam a biblioteca setorial do CCJ/UFPB pela falta de fontes de informação especializados em pós-graduação e que a Internet é a fonte de informação mais utilizada, segundos os dados da pesquisa, pela facilidade de acesso e menor custo.
Abstract: Aims to identify the importance of the library sector CCJ / UFPB regarding the training of students in the Graduate Program of Legal Sciences of the Federal University of Paraíba in the use of sources of legal information. It also emphasizes the importance of specialized libraries in accessing information, which seeks to promote and provide quality information, supporting and collaborating with teaching, research and extension institution. University libraries should consider the specific needs of each user segment. Presents the skills of the librarian as a mediator in the process of search and retrieval of information and emphasizes the importance of these professionals know these needs providing guidance in the use of appropriate tools to access information sources informacional. As informational materials are used to make a research on particular subject they may be oral, printed or digital is necessary to know the different sources of information on their various media for making decisão. As libraries are taking on an important role in the development of information skills, the students must be in continuous contact with the world of information, to develop skills and competencies to work effectively with informação.Metodologicamente adopted a qualitative approach and exploratory research and as tools for data collection and a semi-structured interview questionnaire. The library sector of the CCJ has several volumes and titles, and its collection comprises works relevant to academic research in the legal field. Verified the information literacy of students in the use of sources of information in various media (print, digital or virtual) to perform the necessary bibliographic construction of academic papers. It was observed that students do not attend PPGCJ library sectorial CCJ / UFPB lack of sources of specialized information on graduate and that the Internet is the main source of information used, second survey data, ease of access and lower cost.
Keywords: FONTES DE INFORMAÇÃO
BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS
FONTES DE INFORMAÇÃO ESPECIALIZADA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2480
Issue Date: 11-Nov-2014
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

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