Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24822
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOSSAKA, LARISSA SOUTO ARAGÃO-
dc.date.accessioned2022-10-03T14:35:13Z-
dc.date.available2022-10-03T14:35:13Z-
dc.date.issued2022-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24822-
dc.description.abstractThis work presents an analysis of the alterity relations established throughout the novel “Ensaio sobre a cegueira” (1995) and a reflection about the emergence of the ethos of violence constituted as a result of the strong decline in these relations between the self and the other. This is a bibliographic research. As a theoretical foundation, studies by Birman (2021) and Paul Ricoeur (1991) on otherness were used and Zizek (2014), Kehl (2015) and Benjamin (1986) about the meanings of the critique of violence and the violence of images. From these theoretical contributions, an ethos of violence rooted in contemporary society was found as a result of a disregard of otherness. In view of this, “Ensaio sobre a cegueira” points out the cruelty of contemporary man, questioning the current economic-political system and allowing the reader to reflect over the formation of man as a social being, in addition to raising new ways of thinking and living in society, established on otherness.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2022-10-03T14:35:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) OSSAKA, Larissa (2022) O declínio da alteridade uma análise do ethos da violência em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago.pdf: 568334 bytes, checksum: a6ab2e4e365abf32e5653c32fee1000c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-03T14:35:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) OSSAKA, Larissa (2022) O declínio da alteridade uma análise do ethos da violência em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago.pdf: 568334 bytes, checksum: a6ab2e4e365abf32e5653c32fee1000c (MD5) Previous issue date: 2022-06-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJosé Saramago.pt_BR
dc.subjectAlteridade.pt_BR
dc.subjectViolência das Imagenspt_BR
dc.titleO declínio da alteridade: uma análise do ethos da violência em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramagopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Amanda Ramalho de Freitas-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise das relações de alteridade estabelecidas ao longo do romance Ensaio sobre a cegueira (1995) e uma reflexão acerca do surgimento do ethos da violência constituído como resultado do forte declínio nessas relações entre o si e o outro. Tratase de uma pesquisa de cunho bibliográfico. Como fundamentação teórica, utilizou-se os estudos de Birman (2021) e Paul Ricoeur (1991) a respeito da alteridade e Zizek (2014), Kehl (2015) e Benjamin (1986) acerca dos sentidos da crítica da violência e da violência das imagens. A partir desses aportes teóricos, identificou-se um ethos da violência enraizado na sociedade contemporânea como resultado de uma desconsideração da alteridade. Diante disso, Ensaio sobre a cegueira aponta a crueldade do homem contemporâneo, questionando o sistema econômico-político vigente e possibilitando ao leitor reflexões sobre a formação do homem enquanto ser social, de forma que a partir delas sejam suscitadas novas formas de se pensar e se viver em sociedade, estabelecidas na alteridade. .pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons