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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24847
Tipo: TCC
Título: Estudo da viabilidade de túneis viários em obras de infraestrutura
Autor(es): Mendonça, Roberto Mendes Pereira França de
Primeiro Orientador: Soares, Fabio Lopes
Resumo: A construção de túneis costuma trazer muitas vantagens em áreas urbanas, como um melhor aproveitamento do espaço em áreas limitadas, menores impactos ambientais e estruturas menos suscetíveis a agentes externos. Essas vantagens vêm sendo cada vez mais valorizadas à medida que os índices de urbanização das cidades e conscientização ambiental vão aumentando. Nas ultimas décadas ocorreram significantes avanços na tecnologia de tunelamento, o que levou a um aumento significativo no número de túneis pelo Brasil e pelo resto do mundo. Esse trabalho recapitula alguns dos primeiros túneis no Brasil e no Mundo e faz uma revisão dos principais métodos de construção de túneis atuais: Valas a Céu Aberto, túnel imerso, tuneladoras de couraça, novo método Austríaco de tunelamento, pórticos de tubos cravados justapostos e pórticos de colunas horizontais de Jet Grouting. Essa revisão é utilizada como base para entender a escolha do método construtivo de dois túneis da cidade de João Pessoa localizados no centro da cidade: os túneis da Rua Guedes Pereira e Av. Miguel Couto. Esses túneis tiveram origem em 1970 e foram construídos com técnicas destrutivas de Vala à Céu Aberto. A destruição de parte do patrimônio cultural causada pelas obras é criticada por muitos autores. O trabalho faz uma analise da adequação do método construtivo adotado em relação às seguintes características: finalidade, características do solo, cobertura do maciço sobre o túnel, ocupação da superfície, seção transversal dos túneis e extensão dos túneis. A Vala à Céu aberto se adéqua bem a maioria das características avaliadas. No entanto ela requer desconstrução e construção de parte da superfície, que nesses casos era composta por uma área urbanizada e de grande importância cultural.
Abstract: Tunnel construction usually brings many advantages in urban areas, it improves the use of limited spaces, has less ecological impact and its structure is less susceptible to external agents. These advantages have been receiving more attention due to an increase on urbanization and environmental awareness. In the last decades significant advances on tunnel technology have occurred, which led to an increase on tunnel construction numbers in Brazil and in the rest of the world. This work make a recap on some of the first tunnels in Brazil and World’s history and review the main tunnel construction methods applied nowadays; cut and cover techniques, immersed tunnels, shield tunneling, New Austrian Tunneling Method, porticos made with spiked pipes and porticos made with jet grouting columns. This review is used as basis to understand the tunneling method chosen for two tunnels located in João Pessoa city’s center: the Rua Guedes Pereira Tunnel and the Av. Miguel Couto tunnel. They were both initially constructed in 1970 with Cut and Cover techniques. These tunnels construction resulted in partial destruction a cultural heritage located in the area, which caused many critics. This work analyze how suitable the Cut and Cover method adopted in this work was, considering the following characteristics: tunnel function, soil type, cover dimension, surface occupation, tunnel cross-section and tunnel extension. The Cut and Cover technique is suitable for most characteristics studied. However, this technique requires destruction and reconstruction of the surface, which in this case is an urban area of cultural significance.
Palavras-chave: Túnel
Infraestrutura
Engenharia de Túneis
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Civil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24847
Data do documento: 1-Jul-2017
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

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